Parceria firmada entre prefeitura de Goiânia e Senai oferece 18 cursos gratuitos para mulheres goianas. As inscrições, virtuais, seguem abertas até o final do mês de novembro. Confira agora como participar.
A parceria visa o fortalecimento das mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, aquelas mulheres que estejam “excluídas” da sociedade, seja pelo baixo nível de instrução, por questões geográficas, fatores econômicos, entre outros.
Patrícia Quirino é secretária municipal de Políticas para as Mulheres e afirma que a ideia é dar a essas mulheres a oportunidade de que elas sejam reinseridas no mercado de trabalho.
“Estes cursos vão qualificar e reinserir essas mulheres novamente no mercado de trabalho, gerando uma nova fonte de renda para elas e suas famílias”, disse ela.
Cursos
Ao todo são 18 opções de cursos oferecidos pelo Senai, todos serão ministrados na modalidade de ensino à distância:
- Assistente de Controle de Qualidade
- Assistente Ambiental
- Assistente de Operações Logísticas
- Assistente de Distribuição
- Assistente de Planejamento da Distribuição
- Assistente de Suprimentos
- Assistente Administrativo
- Assistente Recursos Humanos
- Controlador e Programador de Produção
- Desenhista de Moda
- Desenhista Mecânico
- Desenhista de Móveis
- Desenhista Técnico de Edificação
- Inspetor de Qualidade
- Instalador e Reparador de Computador
- Operador de Estação de Tratamento de Águas e efluentes
- Operador de computadores
- Supervisor Inovador
Os cursos duram em torno de 160 e 180 horas e ao final todas as concluintes receberão um certificado.
Inscreva-se
Se inscrever é fácil e rápido, basta acessar o site Inscrição Qualificação Profissional SMPM e preencher o formulário escolhendo, apenas um, curso para participar.
Os dois únicos requisitos exigidos são a idade mínima de 14 anos e que a mulher inscrita resida na cidade de Goiânia.
Vulnerabilidade social feminina
Recentemente, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a vulnerabilidade feminina aumentou nos últimos anos.
Hoje, cerca de 70% das mulheres que estão empregadas não possuem carteira assinada. 28% das empregadas domesticas não têm vínculos empregatícios ou direitos assegurados.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que integra a ONU apontou que a pandemia pode ser um fator acentuador das desigualdades entre homens e mulheres, isso porque na linha de frente existem muito mais pessoas do gênero feminino que do masculino, chegando a 70% das equipes.
Esses dados mostram que cursos como esses são extremamente importante para essa população se capacitar e atingir melhores postos de trabalho.
Em caso de dúvidas ou para maiores informações, entre em contato com a organização do curso no Senai pelo telefone: (62) 9122-8813.
Fique de olho na editoria de Carreiras do FDR e saiba mais sobre cursos gratuitos oferecidos em todo Brasil.