O golpe do bilhete premiado ou golpe do falso bilhete é um dos golpes mais antigos aplicados no Brasil, mesmo assim muitas são as vítimas que ainda são prejudicadas pelo crime. Saiba como funciona e como se proteger deste golpe.
Golpe do bilhete premiado ou falso bilhete
O conto do bilhete premiado é tão antigo que existem registros da sua aplicação desde 1965. De lá pra cá pouca coisa mudou na artimanha e podemos explicar como tudo funciona.
Neste golpe, o estelionatário se diz em posse de um bilhete premiado da loteria, mas que não pode ou não consegue retirar o prêmio.
Em alguns casos, as vítimas encontram o golpista supostamente chorando ou se lamentando por não poder retirar o prêmio.
Além de pedir ajuda, o estelionatário promete uma compensação em dinheiro após receber seu prêmio.
A promessa de uma grande quantia de dinheiro fácil e rápido é o que faz com que muitas vítimas acabem mordendo a isca.
Após aceitar ajudar a receber o suposto prêmio, é exigido pelo golpista algo para servir de garantia: dinheiro, jóias ou qualquer outro bem de valor. O que a vítima não sabe é que depois de entregar essa garantia, o criminoso dará um jeito de fugir e levar consigo o que foi entregue.
Em alguns casos, o golpe também é aplicado por mais de um criminoso. Com uma outra pessoa que se aproxima e diz conhecer alguém da Caixa Econômica Federal, ou até mesmo trabalhar lá e comprova a validade do bilhete.
De qualquer maneira que seja aplicado o golpe, o prêmio e a recompensa nunca são verdadeiros. A vítima acaba perdendo suas economias, bens ou o próprio salário do mês todo.
Confira o resultado da Timemania 1560 realizada no sábado (7); prêmio foi de R$9,2 milhões
Como não cair neste tipo de golpe?
Para não cair neste e em qualquer outro golpe vale sempre desconfiar de qualquer promessa de dinheiro fácil e rápido.
Sacar ou entregar dinheiro ou bens para desconhecidos também nunca será uma boa ideia. Não importa o que te digam, provavelmente se tratará de um golpe.
Em último caso, ao perceber que pode estar caindo golpe, peça para antes ligar para um amigo, parente ou até mesmo a polícia. Nessa situação, os golpistas sempre tentarão te impedir de fazer a ligação e podem até mesmo fugir caso insista.