Recebi carta para atualizar o meu benefício do INSS, como devo fazer?

Cerca de 1,7 milhões de segurados estão recebendo uma carta convocatória, também chamada de “comunicado de exigência” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A carta, afinal, visa convocar os beneficiários a atualizarem dados cadastrais inconsistentes. O prazo para efetuar a atualização será de 60 dias após o recebimento do comunicado. 

Recebi carta para atualizar benefício do INSS, como devo fazer?
Recebi carta para atualizar benefício do INSS, como devo fazer? (Imagem: Reprodução Google)

Assim, os beneficiários que não realizarem a atualização do cadastro, terão o pagamento suspenso.

Caso não entrem em contato nos próximos 60 dias após o primeiro prazo estabelecido, estes perderão o pagamento do benefício definitivamente. 

Até o momento, de acordo com o INSS, as cartas estão sendo enviadas para os beneficiários com pendências cadastrais. Ou seja, “não adentrando, neste momento, das regras que gerarem o benefício”. 

As notificações começaram a partir do mês de setembro, e as cartas chegam aos segurados de forma física ou, também, por meio digital disponíveis no aplicativo dos Correios. Aliás, esta é uma parceria entre os Correios e o INSS. 

Desse modo, beneficiários já conseguem visualizar a carta por meio do aplicativo, na aba de “Minhas Mensagens”. A parceria tem a finalidade de agilizar os processos de comunicação, regularização e concessão dos benefícios. 

O que fazer se receber a carta?

Para os beneficiários que receberem a carta, de acordo com o INSS, os mesmos devem enviar, por meio do aplicativo Meu INSS, uma cópia em versão digitalizada dos documentos abaixo informados:

  • CPF; 
  • RG; 
  • Certidão de nascimento ou casamento; 
  • Título de eleitor; 
  • Carteira de trabalho;

Para casos de beneficiários que recebem pensão por morte, os mesmos devem enviar os documentos listados acima do segurado que faleceu, bem como de seus dependentes.

Dificuldades para enviar os documentos via aplicativo?

Se o beneficiário não conseguir enviar os documentos por meio do aplicativo, o INSS sugere que o mesmo procure uma agência, para atendimento presencial. Porém, é preciso fazer agendamento conseguir atendimento. Assim, o agendamento pode ser feito por meio telefone 135.

Não tenho os documentos solicitados pelo INSS. O que devo fazer?

Neste caso, é indicado que os beneficiários tentem conseguir a documentação por meio de órgãos públicos. Mas, se não conseguir, é possível fazer uma declaração informação que não possui o documento solicitado. Aliás, esta declaração deve ser feita por escrito