Dias atrás a UFMS anunciou que em 2021 não teria ingresso por meio do SiSU, o que surpreendeu muitos estudantes. Tal anuncio fez com que muitos cursinhos focassem em assuntos mais pontuais para a realização do Vestibular 2021 da Universidade.
Duas questões levaram a adoção dessa medida: o adiamento do Enem, o que faz com que os semestres letivos sejam também atrasados, caso façam uso da nota do exame como ingresso. E o fato de que muitos estudantes não participarão do exame ou não se prepararam adequadamente.
Em 2021 para ingressar na UMFS o estudante precisará participar da prova do vestibular ou do Passe (Programa de Avaliação Seriada).
A utilização do Sistema de Seleção Unificada, pelo menos para o primeiro semestre letivo de 2021, está suspensa, como afirmou a instituição por meio de nota oficial:
“A adoção do Sisu para o primeiro semestre de 2021 acarretará início do semestre letivo somente em junho/2021, atraso ou inexistência de formaturas e prejuízo a “normalidade” conquistada por todos estudantes, professores e técnicos da UFMS em 2020”.
Reflexos da suspensão
Com a não utilização do SiSU, muitos estudantes foram impactados e se viram com um processo seletivo a menos para ingressar na instituição, como explica Renilda Ferreira dos Santos, coordenadora pedagógica do Instituto Lutter King, ao Jornal Mídia Max:
“Eles ficaram bastante preocupados, pois é uma forma a menos de ingressar na universidade. Mas com essa nova realidade, vamos trabalhar ainda mais a fundo os conteúdos programáticos da UFMS, intensificar as matérias mais objetivas. Estamos trabalhando todos os perfis de provas, tanto o Enem, vestibular e Passe”.
Acontece que, com o SiSU, o estudante não precisa ir até o Mato Grosso do Sul fazer uma prova, ele pode estar em qualquer lugar do Brasil e se candidatar.
Com a retirada dessa forma de ingresso há, em certa medida, uma chance maior de o estudante mato-grossense ingressar na UFMS. Como afirmou o professor do cursinho Dom Bosco, Fernando:
“Queremos muito que nossos alunos façam a UFMS. É mais bacana para o aluno daqui, porque o vestibular diminui a concorrência, pois o Sisu abre vagas para todo o país. Assim eles podem ingressar nos cursos mais concorridos por aqui”.
Fique bem informado sobre os vestibulares de todo o Brasil na seção Carreiras do Portal FDR.