O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ampliou em 48% a quantidade de serviços digitais, subindo de 43 para 64, incluindo segunda via de CNH. De 17 de agosto a 13 de outubro deste ano,1.924.836 de serviços foram realizados através da internet, um número 177% maior comparado aos serviços presenciais no mesmo período, que totalizaram 694.411.
Todos os serviços do Detran-SP foram incorporados ao Poupatempo e, em parceria com a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de SP, foi possível, aumentar os tipos de serviços digitais disponíveis, melhorar a qualidade de atendimento e ainda gerar economia aos cofres públicos do Governo do Estado.
O órgão estadual de trânsito reduziu em 45% a despesa média mensal, saindo de R$ 10,8 milhões, em janeiro de 2019, para R$ 5,9 milhões, em setembro de 2020.
O presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, afirma que o objetivo da digitalização dos serviços é oferecer à população, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia.
“Com a pandemia, o processo de transformação digital foi acelerado. No entanto, mesmo antes disso tudo acontecer, já estávamos atuando para fortalecer este segmento. A segunda via da CNH, por exemplo, há pouco tempo, era necessário que o cidadão fizesse o agendamento, depois fosse pessoalmente até a unidade e ainda precisar aguardar a impressão para a entrega do documento, enfim, um processo demorado. Hoje, com apenas quatro cliques no aplicativo do Poupatempo digital é possível resolver esta necessidade em pouco tempo, de forma muito mais ágil e eficiente. Esta é a ideia da digitalização que queremos oferecer em nossos serviços.”
Tipos de serviços digitais
Entre os serviços do Detran-SP que podem ser feitos online, estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.
Para responder quaisquer dúvidas sobre os serviços digitais, o órgão possui um canal de atendimento “Fale com o Detran”, que pode ser acessado pelo portal ou aplicativo. O app é gratuito e pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.
Mutirões de atendimento
Seguindo as medidas impostas pelo Plano São Paulo, os serviços presenciais passaram a ser retomadas em agosto, de maneira gradual. Para atender a demanda acumulada, o Detran-SP já promoveu três mutirões, respeitando todas as orientações de saúde e gerou mais de 2.200 atendimentos.