Autorização para concurso da PRF com 2,7 mil vagas de emprego será publicada em breve

Após a anunciar que abriria o Concurso da PRF ainda em 2020, criou-se uma expectativa de quando o edital será publicado. De acordo com as datas esperadas para a realização das provas, a autorização deve sair já nos próximos dias. 

Autorização para concurso da PRF com 2,7 mil vagas de emprego será publicada em breve
Autorização para concurso da PRF com 2,7 mil vagas de emprego será publicada em breve (Imagem/Reprodução Google)

Para que o concurso possa ser iniciado ainda no ano vigente, é necessário que a autorização seja feitaem outubro, mês que se encerra nessa semana.

Elaboração do concurso

Semanas atrás o diretor da PRF, José Lopes Hott Junior disse que: “o sonho de ter o edital ainda em 2020 é possível”. Fazendo referência a possibilidade de que o edital saia nos ainda em outubro.

Para isso, no entanto, é necessário que a banca seja contratada e só então o edital será elaborado e divulgado, o que, segundo o diretor, poderia acontecer no mês de dezembro.

Caso o edital de fato seja divulgado em 2020, é possível que as provas sejam aplicadas até o mês de abril de 2021.

Concurso PRF

Inicialmente, José Lopes Hott Junior, a estimativa era de que fossem abertas 2.700 vagas. Mas recentemente ele mesmo afirmou que nesse edital estarão disponíveis apenas 2.000, número que o presidente Jair Bolsonaro divulgou diversas vezes, apesar de Hott Júnior ter dito que a categoria poderia acolher um número maior sem aumentar exorbitadamente a folha de pagamento.

É importante frisar que o diretor tem a expectativa de que após as chamadas dos convocados seja possível realizar novas convocações, aumentando assim o efetivo da PRF.

O que já se sabe é que serão formadas 3 turmas e que o curso de formação terá uma duração maior, com 20 semanas ao todo. O concurso deve selecionar pessoas para os cargos de policial rodoviário e agente administrativo.

Para ser um policial rodoviário federal é necessário ter carteira de habilitação com categoria B, pelo menos, e formação de nível superior em qualquer área do conhecimento, a remuneração, já acrescido vale alimentação, é de R$ 10.357,88.

Já o cargo de agente administrativo exige apenas o ensino médio e tem a remuneração de R$ 4.022,77, já incluso o vale alimentação. Em ambos os cargos a carga horária de trabalho é de 40 horas.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba sobre mais processos seletivos abertos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.