A rede de supermercados Carrefour adquiriu o site Cybercook há dois anos. O sie portal se tornou uma ferramenta de inteligência de dados sobre o consumo de alimentos dentro de casa.
Com ele é possível saber o custo e as calorias totais de cada um dos pratos que vai comer. Assim como, fazer uma pesquisa de receitas que use apenas os alimentos que você tem na geladeira.
Essa é a forma do Carrefour estar mais conectado ao consumidor e saber quais são os itens que estão sendo mais buscados naquele momento.
O site lançou uma ferramenta para quantificar e assim reduzir o desperdício de alimentos que sobram de cada receita.
Entre os meses de janeiro a setembro, foi economizado com o reaproveitamento dos ingredientes que sobraram do preparo das receitas, 2 milhões de reais.
A ferramenta faz parte do recurso “Aproveite o que sobrou”, que ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes que não foram utilizados em novos preparos.
Entre março a setembro, meses em que as medidas de isolamento já estavam sendo aplicadas as pessoas começaram a cozinhar mais em casa.
A economia foi de cerca de 1,7 milhão de reais, crescimento de mais de 125% em relação a dezembro de 2019, em mais de 94.000 buscas de ingredientes.
De acordo com o presidente e fundador do CyberCook e diretor de negócios digitais do Carrefour Brasil, Alexandre Canatella disse que “Nós percebemos que nos últimos tempos, o desperdício de alimentos dentro dos lares tem crescido e a ideia de criar o Índice Aproveitômetro foi para mostrar para as pessoas o quanto isso impacta na vida delas. Queremos mostrar que é possível cozinhar bem, aproveitar os ingredientes ao máximo e, ainda, economizar”.
Segundo uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, gerando um prejuízo de mais de 3 trilhões de reais anual.
As ferramentas do site estão alinhadas com o programa Desperdício Zero do Carrefour, que foi criado no ano de 2015 pela rede varejista com a intenção de ajudar nas escolhas mais conscientes de compras, além de evitar o desperdício de alimentos.