Está tentando fazer consultas em seu fundo de garantia mais não sabe seu Número de Identificação Social (PIS) ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT)?. Muita gente não sabe, mas a solicitação dos dígitos acima tem como finalidade gerar um código de identificação entre os trabalhadores no banco de dados público. Abaixo, explicaremos a diferença entre ambos e como você pode consulta-lo.
A primeira coisa que você deve entender é que o número do seu PIS e do seu NIT são os mesmos. Os códigos apresentam a mesma finalidade e por isso são iguais. Entre eles a única diferença é a base de dados em que são reservadas.
O PIS é feito no primeiro emprego do cidadão, já o NIT é registrado na base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), destinado aos programas sociais do governo.
Dessa forma, se você sabe o número do seu PIS, consequentemente já sabe identificar seu NIT.
Os dois ficam registrados nas bases do governo federal e são utilizados para serviços de pagamento como o Bolsa Família, FGTS, abono salarial, entre outros.
Como consultar?
Todo trabalhador com carteira assinada tem esse número impresso em sua carteira de trabalho, ele é identificado como “NIT”. E será intransferível e insubstituível.
Outra maneira de consulta é através do site do Meu INSS. Nesse caso, o cidadão pode além de saber o seu PIS, encontrar também o tempo de contribuição e extrato previdenciário.
Para isso, ele deve se conectar a plataforma e clicar na função entrar. Depois é preciso dar início ao procedimento de cadastramento, informando dados como: CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado.
Preenchido o formulário, o usuário deverá ainda responder uma série de perguntas sobre seu histórico trabalhista. Nessa fase, a página deverá atestar os conhecimentos para saber se a conta a ser conectada é realmente do cidadão registrado.
Por fim, será preciso apenas criar uma senha de acesso e fazer o login fornecendo o número do CPF e a senha criada. Uma vez conectado, basta ir até os dados do usuário, presente na parte superior da tela e anotar o número do seu PIS e NIT.
Para quem desejar fazer o procedimento de uma forma ainda mais simples é só olhar a numeração presente nas primeiras páginas da carteira de trabalho.