O número de dowloads de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) digital quase que dobrou durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. A ferramenta é um meio de acessar, pela internet, o documento, sem precisar tê-lo obrigatoriamente impresso em mãos. Esse sistema vale no país desde abril de 2018.
Dados mostram que houve um aumento de 9.116.328 dowloads somente no mês de outubro, valor superior a 80% da mesma ação em fevereiro deste ano, quando apenas 5 milhões de motoristas haviam o documento digital.
Em relação ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital, o número de dowloads triplicou. Foi de 1,9 milhão em fevereiro para 7,19 milhões em outubro do mesmo ano.
Na semana passada, o atual presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que integra documentos como CNH e CRLV no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A informação foi anunciada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante uma live.
“Hoje o camarada vai poder sair de casa só com o celular. Todos os serviços são digitais e é possível ter os documentos do veículo e a carteira exclusivamente eletrônicos. Não vai ser necessário mais ter documento em papel moeda. Isso é uma economia para o Estado, que não terá que imprimir, e o cara com celular vai ter a carteira e os documentos do veículo”, explicou o ministro.
Saiba como baixar os documentos no seu celular
Para ter esses documentos no celular, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Ele é gratuito para os sistemas Android e iOs. Podem usá-lo os condutores que fizeram os documentos a partir do dia 1º de maio de 2017.
A próxima etapa é acessar usando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar uma senha de quatro dígitos. Se sua CNH já tiver um QR Code, bastar solicitar a versão digital. Caso contrário, na renovação virá um código e o processo é o mesmo.
Já a CRLV é digitalizada automaticamente no momento da renovação do licenciamento do veículo.
Além da solicitação aos documentos digitais, o aplicativo disponibiliza também acesso às multas de trânsito registradas no nome do condutor.