O FDR tem abordado e orientado sobre diversos conteúdos cobrados no Enem, hoje é a vez dos assuntos de física. Trouxemos também mais algumas dicas de estudos para otimizar seu tempo nessa reta final.
A prova de física faz parte da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com química e biologia.
São 15 questões em que o estudante deve demonstrar seus conhecimentos sobre o assunto. Listamos, então, os assuntos mais cobrados nessa disciplina.
8 assuntos importantes
De um modo geral a lista de assunto de física é bem grande, mas existem aqueles que a banca organizadora da prova do Exame Nacional do Ensino Médio gosta de explorar, são eles:
- Correntes e potência elétrica
- Eletricidade
- Energia
- Fenômenos ondulatórios
- Leis de Newton
- Mecânica
- Óptica
- Termofísica
Claro que o estudante precisa escudar muitos outros conteúdos, mas dar uma atenção especial a esses pode ser o diferencial na hora de resolver as questões.
Como é a prova de física do Enem?
Falado na prova como um todo, o que se espera do aluno é que ele consiga realizar intertextualidade e aplicar os assuntos em questões do mundo a sua volta.
Isso quer dizer que, por ter um caráter muito atual o estudante precisa observar os fenômenos físicos que se desenvolvem no mundo natural.
Aquela velha “decoreba” de fórmulas é cada dia menos usual nas provas, o que não quer dizer que o estudante deve deixar de estudar as fórmulas físicas, mas para além disso, ele precisa saber aplica-las associando com outras áreas do conhecimento.
Como é feita a avaliação da prova?
Por se tratar de uma prova objetiva os estudantes têm a crença de que basta acertar determinado número de questões para se sair bem.
Mas, na verdade o que acontece é bem diferente, existem alguns critérios em que o estudante é avaliado na prova de física:
- É esperado que o estudante consiga realizar a avaliação e solucionar questões de ordem social, econômica ou ambiental.
- Consiga realizar a aplicação de circuitos e dispositivos elétricos no cotidiano.
- Consiga realizar a geração, uso ou transformação de energia.
- Utilize de forma adequada as leis da Física explicando tanto os processos naturais quanto tecnológicos.
- Identifique o que causa e os efeitos gerados pelos movimentos de substâncias, partículas, objetos ou corpos celestes.
- Possa aplicar conhecimento sobre fenômenos ondulatórios e oscilatórios.
- Tenha conhecimento suficiente para identificar e debater sobre falsas interpretações científicas.
Quer mais dicas para o Enem 2020? Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a diversas informações.