FGTS poderá ser usado na amortização de financiamento do SEU imóvel; saiba como!

Fundo de garantia ganha nova utilidade para os brasileiros. Você sabia que pode amenizar o valor de seu financiamento imobiliário através do FGTS? De acordo com o Sistema Financeiro de Habitação, é possível reduzir o valor das parcelas de crédito através do próprio celular. O serviço não conta com acréscimo nas mensalidades, e pode ser utilizado conforme explica o texto abaixo.

FGTS poderá ser usado na amortização de financiamento do SEU imóvel; saiba como! (Imagem: Google)
FGTS poderá ser usado na amortização de financiamento do SEU imóvel; saiba como! (Imagem: Google)

Para aqueles que estão com as contas apertadas e precisam quitar o financiamento de um imóvel, o FGTS é uma ótima possibilidade de amenizar a quantia das parcelas.

De acordo com as normas do programa, o saldo do fundo de garantia pode ser utilizado para amortizar o valor em aberto nas operações de crédito.

Como solicitar o serviço

Sua solicitação pode ser feita através do próprio aplicativo de Habitação, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Além disso, o cidadão consegue também o acesso através da página oficial do banco. Basta se conectar na plataforma e acessar a área de login individual.

O cliente deve calcular o valor das parcelas e sinalizar o interesse de utilizar o FGTS para reduzir o peso mensal do crédito. O procedimento pode ser feito mais de uma vez, desde que respeito o prazo de 2 anos entre uma solicitação e outra.

Para quem tiver dúvidas e desejar ter um contato direto com a instituição, basta acioná-la através dos números 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais cidades) e digitar a opção 7. O serviço de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Consulta

É possível ainda, antes de formalizar o interesse, fazer uma consulta nos saldos das contas do FGTS. Nesse caso o cidadão deve acessar o aplicativo do programa ou a “target=”_blank”> internet.

Acessando o site da Caixa, o usuário deve informar o número do CPF e do NIS. Na sequência, será solicitado seu e-mail e cadastrar sua senha. Para aqueles já conectados, basta acessar a conta.

A plataforma informa todos os valores presentes no FGTS, colocando as contas ativas e inativas onde o cidadão terá acesso aos recursos. Quanto maior seu saldo, menor será a parcela do financiamento.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.