O seguro desemprego é um direito dos brasileiros demitidos sem justa causa para que possam se manter por um período enquanto ainda não encontram outro emprego. São pagas de 3 a 5 parcelas aos cadastrados.
O valor a ser pago continuará levando em consideração a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores da dispensa do trabalhador.
Os pescadores artesanais, empregados domésticos e o trabalhador resgatado, podem receber até 1 salário mínimo, ou seja, R$1.045.
A parcela é liberada após 30 dias da requisição ou saque da parcela anterior. A dúvida de muitos brasileiros é o que acontece com o seguro desemprego se conseguir um emprego de carteira assinada neste período. Saiba aqui.
Se eu estiver recebendo o seguro desemprego e começar a trabalhar, o que acontece?
A situação é diferente para cada um dos trabalhadores. Pois, se por exemplo, a parcela que deveria ser paga em até 30 dias acabou atrasando, ele poderá ter acesso ao valor.
Mas, se for constatado que durante o recebimento do seguro desemprego o cidadão recebeu um novo registro em carteira de trabalho, automaticamente seu benefício é suspenso.
Isso porque, uma das regras para ter acesso às parcelas é de não receber nenhum outro tipo de remuneração.
Caso o benefício seja pago atrasado?
Aqueles que receberem o benefício atrasado, o pagamento de cada parcela acontece no período de 30 dias, de acordo com o número de parcelas que ele tem direito a receber.
Quando sou obrigada a devolver o dinheiro?
O trabalhador que tem direito deve seguir os seguintes critérios:
- estar em situação de desemprego;
- não estar recebendo nenhum benefício previdenciário;
- não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família.
A devolução do dinheiro só é necessário em caso de recebimento de parcela do seguro-desemprego descumprindo qualquer um dos quesitos.
Como saber minha situação?
O trabalhador pode acompanhar a situação de sua parcela por meio dos canais: App CAIXA Trabalhador, Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo 0800 726 0207, ou pelo site http://trabalho.gov.br/seguro-desemprego.
Como solicitar o benefício?
O trabalhador deve solicitar o benefício por meio do portal do governo. Preenchendo sua ficha cadastral e anexando todos os documentos que comprovem a necessidade em receber o seguro desemprego.