Detran-DF começa fiscalização do licenciamento 2020 a partir de hoje (1)

Motoristas do Distrito Federal devem ficar atentos aos prazos de quitação do licenciamento de seus veículos. Para quem tem as placas finalizadas com os números 1 e 2, a prestação de contas e período de renovação anual do documento deverá ser encerrada nesta quinta-feira (01). A obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passará a ser feita a partir de amanhã por meio do Detran DF. 

Detran-DF começa fiscalização do licenciamento 2020 a partir de hoje (1) (Imagem: Google)
Detran-DF começa fiscalização do licenciamento 2020 a partir de hoje (1) (Imagem: Google)

Com a chegada do novo coronavírus, a atualização de uma série de documentações pelo Detran passou a ficar suspensa. No entanto, há alguns prazos que ainda precisam ser cumpridos, como aqueles relacionados ao pagamento de débitos.

É válido ressaltar que, a pandemia está permitindo que o CRLV de 2020 seja aceito, porém o documento precisa estar em dia.  

Antropóloga, Raquel Vieira, de 28 anos, informou que encerrou duas dívidas nessa quinta-feira (31). De acordo com ela, haviam taxas, como DPVAT e licenciamento, que ainda não tinham sido pagas. Por seu veículo ser finalizado com o dígito 2, ela estaria suspeita a penalizações.  

Com tantas coisas acontecendo, de pandemia, crianças sem irem à escola, a gente acaba descuidando, mas é importante. Eu vou me atentar para resolver esses débitos, já que hoje é o último dia, para não passar mais dor de cabeça”, explicou a motorista.  

Na mesma situação se encontrou a estudante de medicina Natália Aquino, de 30 anos. Ela não está com a versão atualizada de seu documento por causa da pandemia, mas fez questão de manter sua validação em relação aos débitos em dia.  

Meu carro é de 2008 e estou sempre com o documento em mãos. Já fui parada várias vezes, mas sempre estive em dia”, relatou.  

As duas personagens citadas cederam entrevista ao portal Correio Braziliense, jornal local do Distrito Federal.

Licenciamento 

Para poder emitir o licenciamento anual o motorista precisa pagar as seguintes taxas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório DPVAT, taxa de renovação de licenciamento e multas de trânsito em aberto 

É válido ressaltar que, além da versão impressa, o documento também está sendo disponibilizado pelo aplicativo Detran Digital e pode ser solicitado através da apresentação do CRLVe em uma agência física. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o órgão. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.