As vagas de emprego oferecidas no mutirão online do governo do estado de São Paulo, são para a capital, litoral e interior. Ao todo, serão mais de 10 mil vagas disponíveis com cargos em supermercados, telemarketing, indústria entre outros.
O mutirão de emprego é uma parceria entre o governo do estado de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), estão disponíveis 10,271 oportunidades de emprego formal.
Inscrições
O período para efetuar a inscrição é de 28 de setembro a 2 de outubro. Os interessados devem acessar a plataforma Meu Emprego Vaga Certa.
De acordo com o governador do estado, João Doria, a vantagem da plataforma é a facilidade de acesso às vagas sem sair de casa, o que é importante por causa da pandemia.
“Devido à pandemia, a inscrição será online, o que vai facilitar o trabalho daqueles que buscam sua oportunidade de trabalho e também a segurança dos trabalhadores”, disse o governador.
Mas, também a possibilidade da ampliação da oferta de vagas, isso porque antes as vagas eram oferecidas apenas na capital, agora cidades do interior e litoral também são atendidas.
Após a conclusão da inscrição, o cidadão poderá ter acesso, também, ao Poupatempo portal do governo estadual que oferece diversos serviços online, como renovação da CNH, agendamento da 1ª e 2ª via da carteira de identidade RG, entre outros.
Seleção
Ela acontece entre os dias 5 e 9 de outubro. Ocorre por ordem de inscrição, então, quem primeiro se inscreveu terá o currículo analisado prioritariamente. As contratações acontecem a partir desse período e diretamente com as empresas.
Cursos de qualificação
Além das oportunidades de emprego, é possível se inscrever para participar dos cursos gratuitos.
Estão disponíveis cursos criados pelo Programas Empreenda Rápido e Via Rápida, com parceria da Univesp; nesse projeto é possível ter acesso a cursos de finanças, gestão, tecnologia, idiomas e mais.
Desemprego no Brasil
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Análise e Estatística – IBGE, em agosto o país tinha 12,9 milhões de desempregados, um aumento de 27%. Houve também uma redução da porcentagem de pessoas ocupadas, se comparado a maio, em 2,7%.
O mutirão realizado agora em São Paulo visa diminuir esses percentuais, como afirma Patricia Ellen, secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.
“Precisamos mostrar cada vez mais que São Paulo é a força motriz do nosso País e será o exemplo de retomada de emprego e renda”, disse ela.
Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e tenha informações sobre vagas de emprego, processo seletivos e mais.