O que são os precatórios que seriam usados para bancar o Renda Cidadã?

Nessa semana, representantes do poder público federal informaram que a equipe econômica está elaborando um projeto em substituição ao Renda Brasil. Intitulado de Renda Cidadã, o programa terá a mesma finalidade que o anterior, sendo modificada apenas a forma como será financiado. Até o momento, a sugestão divulgada foi a utilização dos precatórios. Você sabe o que significa? Abaixo, explicaremos a proposta.

O que são os precatórios que seriam usados para bancar o Renda Cidadã? (Imagem: Google)
O que são os precatórios que seriam usados para bancar o Renda Cidadã? (Imagem: Google)

Os precatórios, de acordo com a legislação nacional, nada mais são do que as dívidas públicas de responsabilidade do governo federal.

Eles se referem a pagamentos não realizados por gestões atuais ou anteriores que devem ser feitos a empresas ou pessoas. Essa sua utilização para o Renda Cidadã significaria um ‘calote’ de acordo com a justiça.

OAB invalida o processo

Mediante a divulgação da proposta, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) precisou se posicionar afirmando que a projeto é classificado como inconstitucional. De acordo com o informe publicado, a forma de financiamento do Renda Cidadã já nasceria ilegal, tendo em vista que o governo estaria postergando suas próprias dívidas.

A OAB explicou que, segundo as normas do Supremo Tribunal Federal (STF) é proibido a ampliação do prazo para o pagamento de precatórios.

“Não cumprir decisão transitada em julgado fere vários preceitos constitucionais, como o direito de propriedade, a segurança jurídica, o direito adquirido, ofende a coisa julgada, o princípio da isonomia”, diz a OAB.

O documento foi assinado pelo presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e pelo presidente da Comissão Especial de Precatórios da entidade, Eduardo de Souza Gouvea.

“O que se propõe é um calote da dívida pública judicial. Mas a dívida será empurrada para os futuros gestores públicos, criando uma bomba armada para explodir no futuro. A sinalização para investidores, essenciais nesse momento em que se busca a recuperação econômica do país, não poderia ser pior”, diz a Ordem.

A pauta do Renda Cidadã ainda não foi oficialmente apresentada e deverá passar pela análise do Congresso Nacional em breve. Até o momento, só se sabe que o presidente, Jair Bolsonaro, já tinha concordado com a proposta.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.