Na última segunda-feira (21), foi anunciada a novidade que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito vai oferecer descontos de até 40% para o pagamento de infrações de trânsito pelo aplicativo. O mesmo app é responsável pela CNH Digital.
Com isso, passa a ser incorporado no aplicativo o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
A unificação desse serviço proporciona praticidade aos motoristas para verificarem dentro de apenas um aplicativo os documentos de habilitação, de licenciamento do veículo e consultarem possíveis notificações de autuação e penalidades.
Os canais de atendimento do Denatran ao cidadão vão ficar centralizados em apenas um lugar, e todos os serviços podem ser acessado por uma única plataforma digital.
Sendo assim, os condutores poderão emitir boleto e pagar as multas com desconto pelo próprio app da CDT.
O desconto de 40% só será para aqueles que a infração cometida pelo condutor, que não interpõe recurso administrativo de defesa.
Aqueles que já faziam uso do aplicativo SNE, o acesso da CDT requer o mesmo login único do gov.br. Já para os que nunca usaram o serviço, é possível fazer o cadastro pelo CDT.
Por agora, essa novidade só está disponível para pessoas físicas. Já as jurídicas precisam fazer o acesso pelo SNE no endereço eletrônico: sne.denatran.serpro.gov.br.
As notificações eletrônicas das infrações abrangem todo o território nacional, incluindo todos os órgãos de fiscalizações do país, além de 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais. O aplicativo já está disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Como baixar o aplicativo?
Primeiro, instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone Android ou iOS.
Como cadastrar um usuário
-
- Crie uma conta no aplicativo informando seus dados;
- Faça o login no app Carteira Digital de Trânsito;
Como baixar a CNHe
-
- Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar
- “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
- Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular(Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
- Uma vez optado pela validação facial o usuário deverá:
- Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
- Efetuar a leitura do QR Code;
- Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
- Ao final da validação facial, informar o número do telefone;
- Pronto, está disponibilizada a CNH digital em seu smartphone. Não esqueça de fazer o download do documento.
Para que possa ter a CNH Digital, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017. Além disso, o contribuinte deve preencher o cadastro, escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel.