O ano novo está chegando e com ele um novo calendário de pagamento do IPTU 2020. Intitulado de Imposto Predial e Territorial Urbano, trata-se de uma taxa cobrada aos proprietários de imóveis ou terrenos em todo o território brasileiro. Seu valor é cobrado através das prefeituras dos municípios e precisa ser pago anualmente.
Tem a obrigação de prestar conta com o governo os proprietários de imóveis ou terrenos devidamente registrados. Seu valor varia de acordo com o tamanho da expansão do bem e é calculado a partir do valor de venda. Quanto maior e mais caro a venda do espaço, mais elevada é a taxa do imposto.
Apesar de ser algo exigido há anos, ainda assim muitos ficam com dúvidas na hora de quitar a dívida. Nesse caso, é possível consultar o valor a partir do número de inscrição do imóvel. O procedimento pode ser feito tanto online quanto presencialmente.
Leia também: Vereadores votam por novas regras no IPTU de Recife
Consulta ao IPTU 2020
- Na Prefeitura Municipal
A primeira opção é aquela onde o proprietário pode ir até a sede da prefeitura de sua cidade (ou da cidade onde está o imóvel) e pedir para que os servidores realizem a consulta. Para isso, é preciso apresentar os documentos que comprovem que ele seja o dono do imóvel, por meio da apresentação do número de inscrição.
Para consultar na prefeitura é preciso levar os seguintes documentos:
- RG E CPF;
- Endereço completo e CEP do imóvel;
- Inscrição do imóvel;
- CNPJ, caso o imóvel esteja cadastrado em nome de pessoa jurídica.
A lista de documentos pode ser diferente para cada cidade.
- Consultar via internet
A segunda opção é online, proporcionando uma maior comodidade. Para isso, basta acessar o site da prefeitura onde está o imóvel, procurar pela opção IPTU ou impostos e informar a mesma documentação acima.
Na sequência, é preciso selecionar o ano do exercício do imposto e clicar em consultar. O valor aparecerá na tela junto com os prazos de pagamento.
Além disso, o portal também permite a emissão da segunda via do boleto e verificar se há alguma pendência com a prefeitura.
Por fim, é possível também entrar em contato pelas centrais de atendimento telefônicas. Cada cidade apresenta um número diferente, também presentes nos sites dos municípios.