Devido a pandemia de coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram que interromper as atividades presenciais. A retomada do atendimento presencial está prevista para ocorrer em 14 de setembro. Os beneficiários, no entanto, podem buscar os serviços exclusivamente por canais remotos até o retorno.
A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março e, desde então, o instituto e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto. De acordo com a última portaria, publicada em julho, a reabertura estava prevista o final de agosto.
A retomada deverá ser gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. O beneficiário pode ser atendido pelo Meu INSS, na internet, e pela Central 135, no telefone.
De acordo com o Instituto, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências. As medidas serão adotadas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
Em todo o país há 1.525 agências da Previdência Social. Cada uma das unidades deve avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
As agências que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
Canais remotos de atendimento
Os beneficiários contam com algumas opções de atendimento do INSS pela internet e pelo telefone. No telefone, basta ligar para a Central no número 135.
Na internet, o segurado pode acessar o portal na internet ou baixar o app Meu INSS no dispositivo móvel.
O Meu INSS está disponível nas lojas de aplicativos de celulares Android e iOS. Para baixar, basta procurar pelo nome do app na loja.
Para fazer seu cadastro no Meu INSS, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.
Também é preciso responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.
Os dependentes com documentação faltante no INSS podem utilizar a opção “Exigência Expressa” para concluir as análises do requerimento.
São disponibilizadas urnas nas agências do INSS para que o segurado deposite as cópias simples necessária.
A entrega pode ser feita na unidade mais próxima de sua residência. A entrega dos documentos, no entanto, ainda pode ser feita de forma remota.