Inadimplência em São Paulo. Nessa terça-feira (26), a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado notificou cerca de 447.505 motoristas que estão com o IPVA atrasado. O valor diz respeito a parcela de 2019 e deve ser pago pelos próximos 30 dias. Segundo o órgão, o débito já vem contabilizando mais de R$ 500 milhões na folha do governo.
O comunicado foi emitido por meio do Diário Oficial do Estado e convidou todos os motoristas com as placas final 7 e 8 a prestar conta de suas dívidas. Além de emitir um alerta eletrônico, a secretaria está enviando, pelos Correios, o boleto de cobrança para que estes possam efetuar o pagamento.
Quem foi notificado terá até 30 dias para poder encerrar o débito ou apresentar uma defesa. O serviço pode ser feito por meio de plataformas de pagamento online ou em qualquer agência bancária. Para efetua-lo, basta apresentar o número do Renavan e escolher o ano do débito.
Notícia relacionada: IPVA 2020 de São Paulo pode não incluir projeto de bom motorista
Aqueles que não prestarem conta ou justificarem sua situação terão o nome sujo no registro do estado. É válido lembrar que o pagamento do IPVA SP acarreta em multa e juros, além de deixar o motorista em débito com a união.
O dinheiro gerado pelo IPVA é destinado para serviços públicos ligados à saúde, educação, cultura e melhoria nas estradas. Com a dívida dos paulistanos, cerca de R$ 500 milhões, somado as multas de 20% dos valores devidos, estão sendo inviabilizados para tais atividades.
Segunda via do IPVA SP
Quem perder o boleto pode emitir uma segunda via no site do Detran. Para solicitar é preciso também fornecer o número do Renavam e a placa do veículo.
Será solicitado que o usuário crie um login fornecendo uma senha específica para poder acessar sua página no portal.
Outras regiões
Em demais estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia o imposto também vem sendo cobrado e os motoristas estão contando com descontos de até 70%. As ações visam incentivar a prestação de conta com o poder público. Por se tratar de uma cobrança estadual, não é obrigatório oferecer tais descontos. Cada região oferta de acordo com seus interesses.