Simulador do Tesouro Direto ajuda a descobrir se investimento vale a pena

Quem está por dentro das mudanças do mercado financeiro com certeza já ouviu falar no Tesouro Direto. Trata-se de uma forma de investimento financeiro que tem como finalidade proporcionar uma boa margem de lucro a partir do valor registrado. Atualmente, o programa conta com mais de 2 milhões de cadastrados e é visto como uma das formas mais seguras rentáveis para investidores.

Simulador do Tesouro Direto ajuda a descobrir se investimento vale a pena
Simulador do Tesouro Direto ajuda a descobrir se investimento vale a pena

Entretanto, aqueles que não obtém conhecimento ficam com receio de depositar seu dinheiro sem antes saber os benefícios e malefícios da ação. Para atender a esse grupo em específico, o Tesouro Direto criou um simulado onde é possível calcular os investimentos. Por meio dele, o possível investidor pode saber onde e quando é válido investir.

Leia também: Investimento no Tesouro Direto começa a partir de R$30

Conheça o simulador

O cálculo é feito a partir dos valores e prazos determinados pelo investidor. Para simular o é preciso saber qual o título mais indicado para o seu objetivo, na sequência você terá duas opções: investir ou fazer a simulação.

Ao optar pela segunda alternativa você deverá informar o quanto deseja investir hoje e o quanto quer resgatar no futuro. Por fim, informará se deseja aplicar o valor de uma única vez ou se fará depósitos mensais.

Feito isso, o site apresentará o resultado da simulação a partir de um gráfico que compare o rendimento do Tesouro com demais aplicações financeiras.

O rendimento do Tesouro Direto

O rendimento varia de acordo com a escolha dos títulos, ao todo o investidor conta com três formas diferentes (tesouro-hibrido, tesouro-prefixado e tesouro pós-fixado). Cada modalidade apresenta taxas e prazos específicos e por isso é importante estar atento a qual delas atende melhor as suas necessidades.

Como investir no Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto é um processo bem simples:

  • É preciso abrir uma conta em uma corretora de valores.
  • Em seguida, você deve solicitar que a corretora efetue o seu cadastro no programa do Governo Federal. Algumas corretoras já fazem esse cadastro automaticamente quando você abre uma conta.
  • Depois dos procedimentos de cadastro, você pode fazer login no site do Tesouro Nacional para adquirir os seus títulos, ou comprar diretamente pela plataforma da sua corretora.

Acesse o site do simulador.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.