Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem

Novos pagamentos do governo federal são feitos através de transferências digitais. Desde que anunciou a liberação do auxílio emergencial, o ministério da economia informou que o valor inicial do benefício seria disponibilizado exclusivamente na poupança digital desenvolvida pela Caixa. O mesmo se aplicou aos envios do FGTS emergencial, que está sendo feito atualmente e só pode ser acessado pela plataforma do Caixa Tem 

Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem (Imagem: Reprodução - Google)
Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, o valor enviado tanto pelo auxílio emergencial, quanto pelo FGTS emergencial, é destinado diretamente para a poupança digital da Caixa. 

Para ter acesso a ela, o beneficiário precisa criar um cadastro no aplicativo do Caixa Tem. Basta baixar a plataforma, gratuita para celulares IOS e Android, e preencher os dados de acesso como o número do CPF.  

Feito isso, você passa a ter acesso a sua carteira online. Nela é possível realizar pagamentos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.

Para gerar o cartão, basta selecionar a opção ‘cartão de débito’ presente na plataforma e conferir os números de identificação do documento. Com eles, será preciso preencher os formulários de compras e confirmar sua aquisição.  

Transferências digitais pelo Caixa Tem 

Depois da conclusão dos envios online, os benefícios estão sendo liberados para saque e também para transferências para outras instituições bancárias.

Nesse caso, quem quiser enviar o valor pelo Caixa Tem, precisa ter uma outra conta (de qualquer banco) sob sua titularidade. Sendo assim, é só preencher os dados como em qualquer outra DOC e confirmar a solicitação.  

O prazo de envio é de até 24h e pode ser acompanhado pelo Caixa Tem. Com o dinheiro na conta desejada, basta saca-lo ou utiliza-lo pelo cartão de débito físico de sua propriedade 

Antecipação via Caixa Tem 

Por fim, o Caixa Tem permite ainda uma antecipação de saque para quem precisar do valor em caráter emergencial. Para isso, é preciso gerar um boleto em outra ferramenta digital, como o Nubank ou PicPay e envia-lo para o Caixa Tem como um pagamento normal. 

O valor quitado no boleto deve ser depositado na conta de seu gerador dentro também de um prazo de 24h. É válido ressaltar que todas as transações acima são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.