Estude em Harvard de graça fazendo seu cadastro online; formação é em português

Oportunidade de estudar por meio de uma das universidades mais conceituadas do mundo. Nessa semana, a Fundação Estudar lançou o curso CC50. Trata-se de uma versão de um programa de especialização desenvolvido pela Universidade de Harvard, ministrado pelo professor David Malan e Gabriel Guimarães. 

Estude em Harvard de graça fazendo seu cadastro online; formação é em português (Imagem: Reprodução - Google)
Estude em Harvard de graça fazendo seu cadastro online; formação é em português (Imagem: Reprodução – Google)

A versão no Brasil será traduzida para português e sua programação é inteiramente voltada para à área de ciência da computação. 

De acordo com a Fundação Estudar, a iniciativa de trazer um curso de Harvard por meio de suas plataformas digitais tem como finalidade incentivar os estudos mediante esse período de quarentena.

Quem desejar participar da aula, terá o acesso gratuito e contará ainda com um certificado de conclusão que pode ser anexado no currículo para melhor valoriza-lo.  

Sobre o curso de Harvard 

O CC50, de tradução CS50, aborda conteúdos de ciência da computação de forma prática e teórica. Por meio dele, os alunos recebem uma introdução aprofundada sobre linguagem de sistema e computadores. Além disso, há ainda vídeo aulas e atividades simultâneas.  

Para participar do curso aqui no Brasil, basta clicar neste link e se inscrever. Ao carregar a página, selecione a opção ‘quero acessar’ e depois preencha o formulário solicitado. Na sequência, é só conformar seus dados e esperar o link do curso, enviado por e-mail, para que você possa acompanhar as atividades.  

Fundação Estudar 

A iniciativa de trazer o CC50 deu-se a partir de um bolsista da fundação, o estudante Gabriel Guimarães. Em 2011, em visita aos Estados Unidos, realizou o curso presencialmente em Harvard e a partir de então começou a desenvolver atividades nesse campo de atuação.  

Sua ideia de traduzir o curso, que já estava disponível na internet na versão inglês, chegou em parceria com o professor David Malan, de quem é assistente. Ao longo de sua trajetória, Gabriel já ministrou três edições do CC50 presencialmente, sendo todas elas em Vitória, no Espirito Santo.  

O que vou aprender no CC50? 

Como mencionado, trata-se de uma modalidade introdutória a ciência da computação. O foco são pessoas que não tenham conhecimento prévio na área.

Por meio das atividades, será possível entender o funcionamento de computadores e páginas da internet. Além disso, o aluno passará a programar no módulo básico, podendo desenvolver um aprofundamento mais à frente. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.