O governo liberou o saque emergencial do Fundo de Garantia (FGTS), para os trabalhadores. O pagamento está sendo realizado de acordo com o calendário elaborado pela Caixa Econômica.
O dinheiro será depositado por meio do crédito na Conta Poupança Social Digital, que foi aberto automaticamente pela Caixa para todos aqueles que possuem saldo no fundo de garantia.
Essa conta é uma poupança simplificada que não possuí tarifas de manutenção, com um limite mensal de movimentação de R$5 mil.
O valor máximo a ser retirado pelos trabalhadores só poderá ser de R$1.045, mesmo que ele tenha mais de uma conta com valor mais alto. Quem possuí saldo menor poderá zerar o seu fundo de garantia nesse saque.
Calendário do FGTS emergencial
Crédito em conta
- Nascidos em janeiro: 29 de junho
- Nascidos em fevereiro: 6 de julho
- Nascidos em março: 13 de julho
- Nascidos em abril: 20 de julho
- Nascidos em maio: 27 de maio
- Nascidos em junho: 3 de agosto
- Nascidos em julho: 10 de agosto
- Nascidos em agosto: 24 de agosto
- Nascidos em setembro: 31 de agosto
- Nascidos em outubro: 8 de setembro
- Nascidos em novembro: 14 de setembro
- Nascidos em dezembro: 21 de setembro
Disponível para saque e transferência
- Nascidos em janeiro: 25 de julho
- Nascidos em fevereiro: 8 de agosto
- Nascidos em março: 22 de agosto
- Nascidos em abril: 5 de setembro
- Nascidos em maio: 19 de setembro
- Nascidos em junho: 3 de outubro
- Nascidos em julho: 17 de outubro
- Nascidos em agosto: 17 de outubro
- Nascidos em setembro: 31 de outubro
- Nascidos em outubro: 31 de outubro
- Nascidos em novembro: 14 de novembro
- Nascidos em dezembro: 14 de novembro
Como pagar as contas?
Os trabalhadores poderão utilizar o dinheiro para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.
Além disso, poderá ser realizado o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral.
Cartão de Débito Virtual
A Caixa informou que é possível utilizar o cartão de débito virtual para movimentar o dinheiro do FGTS e do auxílio emergencial.
Com ele é possível realizar a compra pela internet em mais de mil sites e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz. Para solicitar o cartão é preciso ter o aplicativo da Caixa tem.
Após acessar, na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” e clicar, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.
É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”. O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.
Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.