O Caixa Tem é o aplicativo criado para a movimentação do dinheiro do auxílio emergencial e também do FGTS emergencial e seu uso é obrigatório até a data de liberação para o saque em espécie. Através dele é possível pagar contas, boletos e também fazer compras. Aqui você vai aprender como pagar um boleto com o aplicativo.
Como pagar boletos pelo Caixa Tem
- Acesse o aplicativo e escolha a opção “Realizar pagamentos”. Neste momento você verá um chat automático com as opções de pagamento. É possível pagar mais facilmente com a leitura automática do código de barras que usa a câmera do celular para realizar o procedimento. É só clicar em “Ler código com a câmera”.
- Agora direcione a câmera do seu celular para o código de barras e aguarde a leitura
- Se preferir, é possível digitar o código do boleto manualmente clicando na opção “Digitar Código de barras” e insira os números do boleto que deseja pagar. Após a digitação e identificação do boleto, digite o valor para confirmar o quanto quer pagar.
- Agora faça a conferência dos dados de pagamento e se tudo estiver certo, clique em “Sim, reafixar pagamento. Agora digite a senha que você usa para acessar o Caixa Tem e pronto a operação está finalizada.
- Pronto! O pagamento será realizado imediatamente. Toque em “Ver comprovante” para recebê-lo na conversa. Abra o documento para visualizá-lo em tela cheia e toque no ícone de compartilhamento para salvar ou enviar para um contato.
Esse mesmo processo pode ser feito para antecipação do calendário de pagamento do auxílio emergencial ou FGTS. Para isso, basta gerar um boleto no Mercado Pago, Banco Inter, PicPay ou Nubank e realizar o pagamento no Caixa TEM.
O dinheiro entra na conta no dia útil seguinte ao desconto na conta, ou conforme as regras do banco e carteira digital utilizados.
Contas Bloqueadas
Na última semana, as suspeitas de fraudes nos pagamentos do auxílio emergencial fez com que a Caixa bloqueasse milhares de contas poupança digitais que são movimentadas pelo Caixa Tem.
O presidente da Caixa Pedro Guimarães, disse que a maior parte das contas bloqueadas foram usadas por hackers que se aproveitam da liberação dos valores e usaram um mesmo celular para fazer o cadastro de vários pedidos do auxilio. Com isso, pessoas honestas acabaram atingidas com a medida de bloqueio.
Suspeitas de fraude necessitam de comparecimento a agência
Os usuários que tiveram as contas bloqueadas por suspeita de fraude, vão receber a seguinte mensagem: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.
Ressaltando que as agências só vão atender quem já teve o dinheiro depositado durante o batizado “Ciclo 1” de pagamentos do auxílio emergencial. A data varia conforme o mês de nascimento.