Aqueles que tem direito ao auxílio emergencial e ao FGTS não precisam esperar a data do calendário para usar o seu dinheiro depositado na Conta Poupança Digital da Caixa. Depois que são liberadas as datas do calendário de depósito no Caixa TEM é possível que seja feito o pagamento de boletos, compras com o cartão de débito virtual ou, aquisições em estabelecimentos físicos usando o QR Code.
O QR Code é como se fosse um código de barras que permite fazer uma compra usando o telefone, sem precisar passar o cartão ou usar dinheiro.
A imagem do QR Code vai aparecer na maquininha do cartão do estabelecimento, e o cliente vai usar a câmera do celular para que esse código possa ser lido. Em seguida, poderá conferir a sua compra dentro do aplicativo do banco.
Como fazer o pagamento de QR Code no Caixa Tem?
Os pagamentos por meio do QR Code funcionam usando o celular e o aplicativo da Caixa. Para isso o estabelecimento precisa ter uma máquina de cartão de crédito com suporte para QR Code.
De acordo com a Caixa Econômica, no Brasil há 3 milhões de estabelecimentos habilitados. Veja como fazer o pagamento:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Escolha a opção ‘Pagar na maquininha’, quando já estiver pronto para fazer o pagamento – no caixa, com o valor final a ser pago já definido;
- A câmera do smartphone abrirá automaticamente no aplicativo ao mesmo tempo em que a imagem de um QR Code aparecerá na tela da maquininha do cartão de crédito e débito;
- Aponte sua câmera para ler o QR Code mostrado.
- Confira o valor da compra – se o valor cobrado pelo QR Code é o mesmo a ser pago.
- Em seguida, aperte o botão Confirmar na tela do celular.
- E pronto! O pagamento foi efetuado.
O pagamento por QR Code usa o saldo de sua poupança digital cadastrada no aplicativo Caixa Tem, onde é feito o pagamento do auxílio emergencial ou do FGTS.
O aplicativo tem um limite de 10 transações por dia ou de R$1.200 mesma que as compras sejam feitas no cartão ou no QR Code.