SALESóPOLIS, SP — Ao completar 60 anos de idade a pessoa passa a ser considerada oficialmente idosa no Brasil, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). Esse marco não só representa uma nova fase da vida, mas também garante uma série de direitos e benefícios legais que asseguram maior dignidade, saúde e proteção para os cidadãos mais velhos.

(Foto: I.A/Sora)
Com a lei do Estatuto do Idoso em vigor, muitas pessoas não sabem exatamente o que esse novo status significa em termos de direitos. Se você completará 60 anos em 2026 é importante conhecer os principais benefícios que serão assegurados a você a partir dessa idade.
1. Descontos em transporte público
Uma das vantagens mais conhecidas para os idosos é o desconto ou gratuidade em transporte público. Em muitas cidades do Brasil, os idosos têm direito a viajar de graça no transporte coletivo urbano, metropolitano e interestadual.
No entanto, esse benefício pode variar de acordo com o município e as regras estaduais. Além disso, em viagens interestaduais, o idoso pode ter desconto de 50% no preço da passagem, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
2. Prioridade em atendimentos públicos e privados
O Estatuto do Idoso estabelece que as pessoas com 60 anos ou mais devem ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente em áreas como saúde, educação, assistência social e transporte. Isso inclui:
- Atendimento preferencial em filas;
- Prioridade em processos judiciais e administrativos;
- Atendimento prioritário em bancos e agências de correios.
3. Aposentadoria e benefícios do INSS
Ao completar 60 anos, o idoso fica mais perto de se aposentar por idade e receber os benefícios do INSS. A aposentadoria por idade é garantida para mulheres a partir de 62 anos e para homens a partir de 65 anos, mas o tempo de contribuição será um fator determinante para o valor do benefício.
Os benefícios assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), também são oferecidos a idosos em situação de vulnerabilidade social, com um salário mínimo mensal. Mas pra isso é preciso ter mais de 65 anos.
4. Saúde gratuita e com prioridade
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento médico gratuito para todas as pessoas, mas para os idosos, existem benefícios adicionais.
Ao completar 60 anos, a pessoa tem direito a prioridade em consultas, exames e internações, além de assistência farmacêutica, que inclui medicamentos gratuitos para tratamento de doenças mais comuns nessa faixa etária.
Além disso, muitos planos de saúde privados oferecem descontos para pessoas a partir de 60 anos, incentivando o cuidado com a saúde e a qualidade de vida dos idosos.
5. Benefícios fiscais e isenções
Outra vantagem importante ao atingir 60 anos é a possibilidade de isenção de impostos:
- Isenção do Imposto de Renda: Quando a renda mensal do idoso não ultrapassar o limite da tabela de isenção, ele pode pedir a isenção do Imposto de Renda. Além disso, a isenção de impostos pode se estender à propriedade de veículos para quem tem mais de 60 anos e é deficiente físico.
- Isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano): Alguns municípios concedem isenção de IPTU para idosos com renda limitada, geralmente sendo necessário comprovar a situação financeira para acessar esse benefício.
6. Acesso a programas de assistência social
O Brasil possui diversos programas voltados à assistência social de idosos, como programas de habitação, assistência social e acessibilidade em espaços públicos.
7. Direito a lazer e cultura
A acessibilidade ao lazer, cultura e esporte também é assegurada, garantindo que os idosos possam participar de atividades sociais, culturais e recreativas.
Programas municipais, estaduais e federais oferecem acesso gratuito ou com descontos especiais em museus, teatros, cinemas e centros culturais.

