Conta de luz vai ficar mais barata esse mês após mudança na Aneel

SALESóPOLIS, SP — Nesta sexta-feira (28), a Aneel anunciou que a bandeira tarifária para o mês de dezembro para as contas de energia elétrica será a bandeira amarela — abaixo da bandeira vermelha aplicada em novembro. 

conta de luz
Conta de luz vai ficar mais barata esse mês após mudança na Aneel
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O que muda para o consumidor em dezembro

  • Com a bandeira amarela, o custo extra aplicado na conta de luz será de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos
  • No mês anterior, com a bandeira vermelha (patamar 1), esse acréscimo chegava a R$ 4,46 por 100 kWh
  • Na prática, famílias e pequenos comércios devem notar uma queda na conta de luz — especialmente quem consome quantidades moderadas a grandes de energia.

Por que a bandeira na conta de luz diminuiu

A mudança para bandeira amarela ocorre porque, com a chegada do período chuvoso, as condições de geração hidrelétrica melhoraram. Isso reduz a necessidade de acionar usinas térmicas, mais caras, o que diminui o custo de geração de energia.

Mesmo assim, a Aneel alerta que a geração solar continua intermitente e que a complementação térmica ainda pode ser necessária em horários de pico.

O que isso representa para a conta de luz de dezembro

Para os consumidores, a mudança traz alívio no orçamento — principalmente em um mês de maior consumo, como dezembro. Para o setor elétrico, sinaliza condições mais equilibradas de geração e menor pressão sobre as tarifas extras.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com