Mecanismo contra abertura de contas com uso de “laranjas”: como funciona o BC Protege+

Mecanismo contra abertura de contas com uso de “laranjas”: como funciona o BC Protege+
Mecanismo contra abertura de contas com uso de “laranjas”: como funciona o BC Protege+ (Geração: FDR)

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Banco Central lançou o BC Protege+, um mecanismo gratuito que permite que qualquer pessoa bloqueie a abertura de contas em seu nome. Como fraudes com “laranjas” continuam crescendo, o serviço cria uma camada extra de segurança e evita que terceiros usem CPF ou CNPJ de forma indevida.

O que é e como funciona o BC Protege+

O BC Protege+ registra a opção do cidadão de impedir a abertura de conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além disso, bloqueia a inclusão da pessoa como titular ou representante nessas contas.

Depois que a proteção é ativada, as instituições financeiras devem consultar o sistema antes de abrir uma nova conta. Se o bloqueio estiver ativo, o banco não pode seguir com a abertura. Além disso, deve avisar o cidadão imediatamente.

Além disso, outro ponto importante é que, dentro do sistema, o usuário pode visualizar quais instituições consultaram seu CPF ou CNPJ e por qual motivo, acessando a área “Histórico de Consultas”.

Como usar o BC Protege+

Para acessar o serviço, você precisa ter conta Gov.br nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas habilitada. O acesso acontece pela área logada do Meu BC, no site do Banco Central.

O caminho é: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
Na tela principal, basta escolher a opção ativar a proteção.

A ativação ou desativação tem efeito imediato, o que garante controle total sobre quando o serviço estará ativo.

Como desativar a proteção para CPF (pessoa física)

Para desativar a proteção do CPF, siga estes passos:

  1. Acesse o Meu BC e entre com sua conta Gov.br.
  2. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  3. Escolha desativar a proteção.
  4. Selecione por quanto tempo deseja manter o bloqueio desligado.
  5. Defina se quer desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para reativação automática.

Essa flexibilidade permite abrir contas quando necessário, sem perder segurança.

Como ativar ou desativar a proteção para CNPJ (pessoa jurídica)

Para empresas, o acesso deve ser feito pelo sócio, representante ou colaborador cadastrado no módulo de empresas do Gov.br. Depois disso:

  1. Entre no Meu BC e selecione BC Protege+.
  2. Escolha o CNPJ em “Selecionar dados do titular”.
  3. Ative ou desative a proteção conforme necessário.

Vale lembrar que, para abrir uma nova conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs desbloqueados.

O BC Protege+ fortalece a proteção contra fraudes e garante mais controle sobre o uso de dados pessoais. Como sua ativação via Banco Central é simples e imediata, vale habilitar o serviço para evitar riscos e acompanhar quem consulta seu CPF ou CNPJ no sistema financeiro.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com