Quando cai o quinto dia útil de novembro? Entenda o prazo para receber seu salário

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O mês de novembro começou no último fim de semana o que levanta uma dúvida importante: Quando será o 5 dia útil? Afinal, esse é o prazo final para os empregadores pagarem o salário dos seus funcionários. Descubra agora até quando você pode receber.

Neste mês de novembro de 2025, o prazo final para o pagamento dos salários seráainda nesta semana. A data pode causar dúvidas entre trabalhadores, já que o mês começou em um sábado, mas a explicação está nas regras da legislação trabalhista.

Como é feita a contagem do quinto dia útil?

De acordo com o advogado trabalhista Vinícius Cunha Brandão (Weiss Advocacia), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o salário deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

O detalhe é que, para fins de pagamento, o sábado é considerado um dia útil, desde que não seja feriado. Assim, não entram na conta apenas os domingos e feriados nacionais.

Veja como fica a contagem neste mês:

  • 1º dia útil: sábado, 1º de novembro
  • 2º dia útil: segunda-feira, 3 de novembro
  • 3º dia útil: terça-feira, 4 de novembro
  • 4º dia útil: quarta-feira, 5 de novembro
  • 5º dia útil: quinta-feira, 6 de novembro

Ou seja, as empresas têm até o dia 6 de novembro para efetuar o pagamento dos salários referentes a outubro.

O que acontece se o pagamento atrasar?

Qualquer pagamento realizado após o quinto dia útil já configura atraso. Portanto, nesses casos, o empregador deve corrigir os valores com atualização monetária, contada a partir do primeiro dia do mês.

Segundo Brandão, isso pode configurar falta grave do empregador, o que permite ao trabalhador pedir rescisão indireta — forma de encerrar o contrato por culpa da empresa e manter todos os direitos de uma demissão sem justa causa.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.