Rio de Janeiro: Lewandowski diz que Castro deve pedir intervenção ou enfrentar crise de segurança

Rio de Janeiro: Lewandowski diz que Castro deve pedir intervenção ou enfrentar
crise de segurança
 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, precisa “assumir suas responsabilidades” diante da crise de segurança no estado. Ou então pedir a intervenção federal, o estado de sítio ou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A declaração feio após a operação no Rio que deixou mais de 60 mortos.

Essas ações permitiriam a atuação do governo federal e das Forças Armadas para tentar controlar a segurança no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, a capital foi destaque graças a uma mega operação policial que prendeu 81 pessoas e deixou 64 mortos.

O dilema de Cláudio Castro: Assumir responsabilidades ou pedir ajuda federal

  • Lewandowski destacou que, caso Castro não tome essas medidas, ele estará “engolido pelo crime“.
  • Em qualquer uma das hipóteses, o governo federal assumiria a segurança do estado.
  • E, em situações extremas, a intervenção federal poderia até levar ao afastamento do governador de seu cargo.

“Se ele sentir que não tem condições, ele tem que jogar a toalha e e pedir GLO ou intervenção federal… “Ou ele faz isso, se não conseguir enfrentar, ou vai ser engolido pelo crime”, afirma o ministro, segundo a Folha de S. Paulo.

Medidas extremas e consequências para o governo do Rio

Após a explosão da violência no Rio nesta terça-feira (28), o governador tentou responsabilizar o governo federal, alegando que não teve o auxílio necessário, como blindados e agentes das forças federais. Lewandowski.

No entanto, rebateu, afirmando que o governo do Rio nunca fez um pedido formal de apoio.

“Ele tenta jogara culpa nos outros, mas nunca fez qualquer pedido nesse sentido [de atuação das forças federais e da defesa, inclusive com blindados]. Para isso, o governo do Rio de Janeiro teria que fazer uma declaração formal de que as forças locais não têm condições de fazer face o crime”, acrescentou Lewandowski.

Falta de apoio federal: A crítica de Castro e a resposta de Lewandowski

Essas intervenções, embora necessárias em situações extremas, são “graves” e substituem a legalidade ordinária por uma extraordinária. Lewandowski acredita que o ideal seria que o estado conseguisse enfrentar a crise com inteligência e planejamento, como exemplificado pela Operação Carbono Oculto em São Paulo, que foi bem-sucedida sem mortes e com a atuação integrada de várias forças.

Clique aqui e descubra qual a cidade que ocupa o primeiro lugar no ranking da violência juntamente com o Rio.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.