Nubank assusta clientes com mudanças que chegam no dia 21 de outubro; veja aqui

O Nubank vai mudar os detalhes em seus contratos de Conta e Cartão de Crédito, e a mudança passa a valer a partir do dia 21 de outubro de 2025.

A novidade chegou por e-mail e pegou parte dos milhões de clientes de surpresa. Principalmente, por mencionar novas regras que tratam de pontos como:

  • Encerramento;
  • Prevenção a fraudes;
  • Mudanças na forma de uso do crédito.

Segundo o banco digital, a revisão tem como foco, sobretudo, “modernizar a linguagem e deixar os termos mais claros”.

Contudo, alguns pontos chamaram atenção por trazer ajustes operacionais e jurídicos.

São pontos que, inclusive, afetam o uso das duas principais ferramentas da fintech: a conta Nubank e o cartão de crédito.

O que muda no contrato da Conta Nubank

O novo contrato da conta de pagamento traz explicações mais detalhadas.

Desse modo, realmente facilita a compreensão sobre débito automático, rendimento do saldo e encerramento de conta.

  • O texto agora deixa claro que o débito automático só ocorre se houver saldo suficiente no dia do vencimento.
  • Além disso, o cliente pode cancelar o serviço a qualquer momento, respeitando prazos de processamento.
Uma cliente do Nubank vendo o e-mail em sei celular
Nubank assusta clientes com mudanças que chegam no dia 21 de outubro ─ Imagem: Geração/FDR

Já o rendimento automático segue sendo feito em RDB com liquidez imediata.

Mas o que muda? Agora tem a opção de o usuário optar por não aplicar o saldo, algo que não era explícito antes.

Outra novidade é o reforço nas cláusulas de prevenção a fraudes.

O Nubank também detalhou os cenários em que pode bloquear ou encerrar contas imediatamente. São em casos:

  • de suspeita de irregularidades;
  • uso indevido;
  • ou falta de atualização cadastral.
Um cliente com o cartão do Nubank em sua mão olhando com cara de surpreso
Nubank assusta clientes com mudanças que chegam no dia 21 de outubro ─ Imagem: Geração/FDR

Quais foram as mudanças no contrato do Cartão de Crédito?

O contrato do cartão passou por mais mudanças, isso porque, o Nubank incluiu novas seções.

Elas explicam o funcionamento de serviços como Pix no crédito, boleto no crédito e saque via cartão.

A partir de 21 de outubro, todos se enquadram como empréstimos que geram encargos e entram na fatura.

Além disso, o documento amplia a explicação sobre o limite de crédito.

Um dos pontos que mais chama atenção é que agora, ele pode ser reduzido, reajustado ou bloqueado unilateralmente, com aviso prévio de 30 dias.

A instituição também explica que pode autorizar avaliações emergenciais de crédito.

Ou seja, aprovar compras acima do limite em casos pontuais, isso sem alterar o limite total do cliente.

As regras de encerramento também ficaram mais rígidas. Alguns casos que podem levar a esta decisão ou cancelamento imediato do cartão são:

  • Inatividade por 12 meses;
  • Falecimento do titular;
  • Movimentações suspeitas;
  • Dados inconsistentes.
Aplicativo do Nubank aberto vendo o limite do cartão e do empréstimo
Nubank assusta clientes com mudanças que chegam no dia 21 de outubro ─ Imagem: Geração/FDR

Quando passa a valer a mudança para para os clientes?

As novas versões entram em vigor automaticamente no dia 21 de outubro, 15 dias após o envio do e-mail de notificação.

Assim, clientes que continuarem usando os serviços após essa data já aceitam automaticamente os novos termos.

O Nubank afirma que as alterações buscam clareza e transparência.

Porém, o tom jurídico mais rígido e a inclusão de novas hipóteses de bloqueio geraram reação cautelosa entre clientes nas redes.

Para quem utiliza a conta e o cartão no dia a dia, vale revisar os contratos disponíveis no site oficial antes da vigência:

É importante destacar que este artigo não substitui a necessidade de conferir os contratos que o banco enviou para cada cliente.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.