Uber rejeita ESTES carros a partir 2026 – sua renda vai cair!

SALESóPOLIS, SP — A Uber anunciou mudanças que passam a valer a partir de 5 de janeiro de 2026 e que retiram vários modelos da lista de aceitos nas categorias premium do aplicativo, o Uber Black e Uber Comfort.

Se você dirige nas categorias Black e Comfort para complementar (ou garantir) a renda, fique atento: ter o carro fora da lista significa parar de receber chamadas nessas modalidades. E, em muitos casos, ver a renda encolher.

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Uber rejeita ESTES carros a partir 2026 – sua renda vai cair!
(Foto: I.A/Sora)

Resumo rápido (salve e compartilhe)

  • Quando começa: 05/01/2026 (e mais ajustes em julho/2026 para casos pontuais). 
  • Onde vale: em todo o Brasil para Black e Comfort; e, no segmento corporativo (Business Comfort/Business Black), o corte atinge 10 capitais e regiões (SP, RJ, BH, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador). 
  • Principais cortes (Black): Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X, Peugeot e-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, JAC J3 Turin e JAC iEV40 saem da lista independentemente do ano.
  • Comfort: além de regras de ano mínimo por cidade, o Renault Logan cai da categoria a partir de 06/07/2026.
  • Business (corporativo): lista ampla de modelos será removida nas 10 praças citadas (veja abaixo). 

O que muda no Uber Black (premium particular)

A Uber ajustou dois pontos:

  1. ano de fabricação mínimo por cidade para alguns modelos populares e para os “demais modelos”; e
  2.  proibição de certos carros na categoria, mesmo novos. Exemplo: em São Paulo, demais modelos” de Black precisam ser 2019+, enquanto Virtus precisa ser 2026, Duster/Nivus/City 2023+. As tabelas variam por capital.

Modelos banidos do Black a partir de 05/01/2026 (independente do ano)

  • Renault Kardian
  • Citroën Basalt
  • Chery Tiggo 3X
  • Peugeot e-2008
  • Chery Tiggo 3
  • Hyundai Kona Hybrid
  • JAC J3 Turin
  • JAC iEV40 

Além disso, o Black segue exigindo ar-condicionado, 4 portas e paleta de cores restrita (preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco), além de nota mínima do motorista (geralmente 4,85) e 100 corridas prévias em outras categorias. 

O que muda no Uber Comfort

No Comfort, a regra central é o ano mínimo — com tabelas por cidade — e um banimento específico: Renault Logan não será mais aceito a partir de 06/07/2026, independentemente do ano.

Em capitais como RJ e POA, muitos sedãs precisam ser 2019+; em Brasília, alguns casos pedem 2018+. Veja no site da Uber a linha para Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan, Cobalt, Argo, Polo e “demais modelos” por praça. 

Importante: A Uber afirmou ainda que pode haver atualização no UberX em 2026, dependendo da regulamentação local (cidades com limite de idade máxima, como São Paulo, Fortaleza, Brasília e Campinas, por exemplo, tendem a restringir veículos 2015 ou mais antigos). Consulte as regras do seu município. 

Business Comfort e Business Black (viagens corporativas)

Para o segmento corporativo em 10 cidades/regiões (SP, RJ, BH, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador), a Uber publicou duas listas de modelos que deixam de valer a partir de 05/01/2026

Business Comfort — deixam de valer (exemplos resumidos):

  • Chevrolet Prisma;
  • Citroën C3 Aircross;
  • Fiat Argo;
  • JAC J3 Turin;
  • JAC iEV40;
  • Kia Rio;
  • Peugeot 208;
  • Renault Logan/Zoe/New Logan;
  • Toyota Yaris;
  • VW Polo/Voyage/Polo Sedan. 

Business Black — deixam de valer:

  • BYD Dolphin;
  • Chery Tiggo 3X, Tiggo 3, Tiggo (linha), Arrizo 5/5e;
  • Chevrolet Bolt/ Cruze;
  • Citroën C4L, Basalt, C4 Picasso, C4 Cactus;
  • Fiat Fastback;
  • Hyundai Ioniq, Kona, i30, Tucson;
  • JAC T40, J3 Turin, iEV40;
  • Jeep Renegade;
  • Kia Stonic, Cerato, Soul;
  • Mitsubishi Lancer;
  • Nissan Pathfinder, Sentra, Kicks;
  • Peugeot e-208/e-2008;
  • Renault Kardian;
  • SsangYong Korando;
  • Toyota Prius;
  • VW Nivus/Golf.

Atenção: A Uber diz que as mudanças Business não alteram diretamente o que vale no Comfort e Black “regulares”.

Vai impactar sua renda? Entenda por quê

De acordo com levantamento do GigU, a receita desses profissionais varia conforme a cidade e a carga horária. Em média, um motorista fatura entre R$ 77 mil e R$ 103 mil por ano, trabalhando de 50 a 60 horas semanais.

Mas há de se considerar os custos operacionais, como combustível, manutenção, seguro e impostos que reduzem consideravelmente esse valor.

O lucro líquido anual estimado varia de R$ 28 mil a R$ 51 mil, dependendo da localidade, mostrando que, mesmo com ganhos elevados, a margem real ainda é limitada.

“A flexibilidade, embora atraente, muitas vezes vem acompanhada da ausência de benefícios formais, estabilidade e proteção previdenciária. Por isso, a expansão das plataformas digitais precisa ser acompanhada de políticas públicas e regulamentações que garantam equilíbrio entre inovação, geração de renda e proteção ao trabalhador”, diz Luiz Gustavo Neves, co-fundador e CEO da fintech.

Diante disso, as mudanças da Uber influenciam na renda do motorista porque:

  • Menos chamadas premium: se seu carro sair do Black ou Comfort, você perde corridas com tarifa mais alta e demanda corporativa, o que tende a puxar o ganho médio para baixo. 
  • Migração para categorias mais baratas: rodar só no UberX ou em cidade sem Business pode diluir ticket médio. (A própria Uber sinaliza que a lista premium é revisada para “atrair usuários”, o que concentra a demanda nos modelos que ficam). 
  • Custos de troca/locação: quem optar por trocar de veículo ou alugar para manter-se elegível terá novos custos fixos, o que também pressiona a margem se o volume de viagens não crescer. (Análise baseada nas listas e exigências). 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com