Gabarito CNU 2025 é divulgado e questões podem ser alvo de recursos, apontam professores; confira

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Após a divulgação do gabarito do CNU 2025, realizado no último domingo (5), educadores e especialistas começaram a apontar questões que podem ser passíveis de recursos. As questões, analisadas em profundidade por cursinhos preparatórios apresentam inconsistências que, de acordo com os professores, poderiam justificar um pedido formal de revisão.

Gabarito CNU 2025 é divulgado e questões podem ser alvo de recursos, apontam
professores; confira
(Imagem: Geração/FDR)

Depois de um número grande de abstenções na prova, o gabarito do CNU 2025 foi divulgado pelo MGI nesta segunda, 06/10. Porém, o que era para ser um momento de alegrai acabou se mostrando motivo de preocupação. Afinal, alguns professores apontaram questões que podem ser contestadas.

Assim os candidatos podem se beneficiar com um aumento de pontos, mas isso também tem potencial para gerar dores de cabeça.

Possíveis falhas no gabarito CNU 2025

Várias questões apresentaram contradições e ambiguidade, levantando dúvidas entre os candidatos, confira as que já foram identificadas:

Bloco 1

  • Questão 47 – Tipo 4:

    • Gabarito preliminar: E

    • Gabarito extraoficial: A

    • Problema: Gráficos indicam redução nas taxas de doenças crônicas, mas a alternativa E sugere aumento.

    • Conclusão: A questão apresenta ambiguidade que dificulta uma resposta clara com os dados fornecidos, o que pode justificar sua anulação.

  • Questão 69 – Tipo 4:

    • Gabarito preliminar: E

    • Gabarito extraoficial: B

    • Problema: Alternativa E afirma que Maria José pode se aposentar aos 20 anos, mas a legislação exige 28 anos para deficiência leve.

    • Conclusão: O gabarito correto seria a alternativa B, que se alinha à normativa de aposentadoria para deficiências graves.

  • Questão 85 – Tipo 4:

    • Gabarito preliminar: C

    • Gabarito extraoficial: E

    • Problema: A NR 03 classifica como risco iminente situações que podem causar lesões graves. O gabarito C ignora a necessidade de paralisar atividades.

    • Conclusão: A alternativa E está mais alinhada com as normas de segurança do trabalho, sugerindo correção do gabarito.

  • Questão 87 – Tipo 4:

    • Gabarito preliminar: B

    • Gabarito extraoficial: A (ou anulação)

    • Problema: A trabalhadora pode se qualificar para benefícios tanto de incapacidade acidentária quanto previdenciária, mas não há uma única alternativa correta.

    • Conclusão: A questão é ambígua e pode ser anulada, pois não define claramente o tipo de benefício a ser concedido.

Bloco 2

  • Questão 38 – Tipo 1:

    • Gabarito preliminar: D

    • Gabarito extraoficial: C

    • Problema: A questão aborda a Lei nº 14.129/2021 sobre Governo Digital. A alternativa C descreve corretamente a desburocratização e o uso de plataformas digitais, conforme a lei. Já a alternativa D exagera ao falar em eliminação de exigências, o que não está previsto na lei.

    • Conclusão: A alternativa C é mais precisa e deve ser considerada como o gabarito correto.

  • Questão 55 – Tipo 1:

    • Gabarito preliminar: B

    • Gabarito extraoficial: D

    • Problema: A questão pede para identificar os “desafios associados” na obra Cúmulo. O texto pode ser interpretado de duas maneiras: desafios conceituais (curadoria) ou materiais (conservação). O enunciado é ambíguo, pois não especifica claramente qual aspecto deve ser abordado.

    • Conclusão: A ambiguidade justifica um recurso, podendo a alternativa D ser a mais apropriada ou a questão ser anulada.

  • Questão 56 – Tipo 1:

    • Gabarito preliminar: A

    • Gabarito extraoficial: D

    • Problema: A alternativa A afirma que o tombamento de 1984 está alinhado às normativas internacionais, o que é incorreto, pois as normativas só surgiram em 2005. Isso gera um erro cronológico.

    • Conclusão: A alternativa D, que fala sobre o compromisso precoce do Iphan, está historicamente correta. O gabarito oficial deve ser alterado para D ou a questão anulada.

Bloco 3

  • Questão 81 – Tipo 1:

    • Gabarito preliminar: D

    • Problema: A questão descreve características de um estudo de caso, mas menciona alternativas (B) e (E) que não estão no edital, como etnografia e pesquisa narrativa. O edital delimita os tipos de pesquisa entre 2.9 e 2.13, e essas alternativas extrapolam o conteúdo programático.

    • Conclusão: A presença de alternativas fora do escopo do edital pode justificar a anulação ou correção da questão.

  • Questão 84 – Tipo 1:

    • Gabarito preliminar: D

    • Problema: Nenhuma das alternativas apresenta o erro correto na edição da obra. A referência correta, segundo as normas da ABNT, seria diferente da indicada pelas alternativas apresentadas.

    • Conclusão: A questão não possui uma alternativa correta, o que justifica um possível recurso.

  • Questão 90 – Tipo 1:

    • Gabarito preliminar: B

    • Problema: A revisão de escopo (scoping review) é uma metodologia distinta da revisão sistemática e não pode ser considerada um subtipo desta. O edital especifica revisões sistemáticas, mas não menciona revisões de escopo, o que configura uma extrapolação do conteúdo.

    • Conclusão: A alternativa B está incorreta e não deveria ser considerada como a resposta correta. A questão pode ser anulada ou corrigida.

Bloco 4

  • Questão 80 – Tipo 2:

    • Gabarito preliminar: A

    • Gabarito extraoficial: B

    • Problema: A alternativa B, com base na Lei 9478/1997, está mais alinhada com a política energética nacional. A Lei defende que as ações relacionadas à proteção dos interesses do consumidor em relação a preço e qualidade dos produtos devem ser perenes, independentemente de mudanças de governo.

    • Conclusão: O gabarito correto seria a alternativa B, que reflete adequadamente os princípios da lei.

  • Questão 88 – Tipo 2:

    • Gabarito preliminar: C

    • Gabarito extraoficial: B

    • Problema: Os artigos 17 e 19 tratam das condições para intervenções em bens tombados. O gabarito C, que afirma que nenhuma alteração pode ocorrer sem autorização, não leva em consideração a possibilidade de intervenções controladas em situações excepcionais, como no caso de remoção de partes comprometidas.

    • Conclusão: A alternativa B, que permite exceções para intervenções controladas, é mais precisa, enquanto a alternativa C é excessivamente restritiva.

  • Questão 90 – Tipo 2:

    • Gabarito preliminar: B

    • Problema: A revisão de escopo (scoping review) é uma metodologia distinta da revisão sistemática, com objetivos próprios, como mapeamento exploratório de literatura. O edital especifica apenas revisões sistemáticas, e considerar a revisão de escopo como um subtipo é incorreto.

    • Conclusão: O gabarito B está incorreto e deve ser alterado, pois extrapola o conteúdo do edital. A questão pode ser anulada ou corrigida.

 
  • Questão 50 – Tipo 2:

    • Gabarito preliminar: C

    • Gabarito extraoficial: B

    • Problema: A alternativa B descreve corretamente um estudo transversal, onde o objetivo é medir a prevalência do evento em uma amostra representativa da população (trabalhadores de UTI). Esse tipo de estudo permite a avaliação simultânea de múltiplas exposições e desfechos.

    • Conclusão: A alternativa C, que sugere um estudo caso-controle, está incorreta, pois a metodologia de caso-controle não permite determinar prevalência. A alternativa B deve ser considerada correta.

  • Questão 66 – Tipo 2:

    • Gabarito preliminar: D

    • Problema: A alternativa D sugere uma proibição absoluta do uso de lentes de contato, o que não condiz com as diretrizes atuais. Embora o uso de lentes de contato deva ser evitado, ele é permitido em ambientes laboratoriais, desde que haja proteção ocular adequada, conforme as normas do CDC, NIH, e NR-32.

    • Conclusão: A alternativa D apresenta uma interpretação incorreta das normas de biossegurança. O gabarito correto seria indicar a restrição ao uso de lentes de contato com a devida proteção ocular, ou a questão pode ser anulada devido à falha na formulação do enunciado.

Recursos é chance de melhorar a nota

Os especialistas afirmam que a solicitação de recurso é uma estratégia válida, especialmente para candidatos que acreditam que uma correção pode ser a diferença entre ser ou não classificado. O professor Eduardo Cambuy, do Gran Concursos, destaca que, em muitos casos, um recurso bem fundamentado pode levar a alterações no gabarito e, consequentemente, a uma melhoria na pontuação final.

 

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.