Caderneta de vacinação do seu filho pode SALVAR o pagamento do Bolsa Família

SALESóPOLIS, SP — A caderneta de vacinação da criança desempenha um papel crucial para manter o pagamento do Bolsa Família. O benefício requer o cumprimento de algumas condições básicas, o que incluí a atualização das vacinas, para garantir sua continuidade. 

vacinação
Caderneta de vacinação do seu filho pode SALVAR o pagamento do Bolsa Família
(Foto: I.A/Sora)

É fundamental que os responsáveis tomem medidas para garantir a saúde das crianças. O Ministério do Desenvolvimento Social exige que todas as cadernetas de vacinação de crianças vinculadas ao Bolsa Família sejam mantidas atualizadas. 

Além disso, é necessário o acompanhamento regular para verificar o desenvolvimento infantil, com a medição de peso e altura das crianças até 7 anos de idade. 

Essas são condicionalidades impostas pelo governo para acompanhar se o dinheiro liberado tem ajudado a família a proporcionar saúde, alimentação, educação e outros direitos básicos da criança. 

Importância da vacinação dos inscritos no Bolsa Família

O Bolsa Família impõe responsabilidades às famílias visando o bem-estar infantil. A vacinação protege contra doenças e assegura que todas as crianças tenham acesso à saúde básica.

Por isso, quem está inscrito no programa deve obrigatoriamente:

  • Vacinar todas as crianças de até 7 anos;
  • Manter atualizada a caderneta de vacinação dos jovens até 18 anos;
  • Manter atualizada a caderneta de vacinação das mulher em idade fértil, entre 14 e 44 anos. 

O governo federal cruza os dados do Ministério da Saúde para verificar se as crianças, mulheres e outros dependentes do Bolsa Família estão cumprindo com as obrigações. 

Caso estejam com os dados desatualizados o benefício é suspenso até que as obrigações sejam cumpridas. 

Acompanhamento das crianças do Bolsa Família na UBS

Além da vacinação, as crianças de até 7 anos precisam ser levadas semestralmente a UBS (Unidade Básica de Saúde), isto é, a cada seis meses, para o acompanhamento nutricional.

Na ocasião, será medida a altura e o peso da criança a fim de verificar se está dentro do esperado para a sua idade. O responsável familiar que não levar seus dependentes para a medição vai ter o Bolsa Família bloqueado. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com