SALESóPOLIS, SP — Agora é possível receber um empréstimo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sem afetar o saque-aniversário. Isso porque, o Ministério do Trabalho criou um crédito que usa como garantia o saldo disponível nesta conta.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O modelo recente de empréstimo utiliza o FGTS como garantia, proporcionando condições favoráveis ao trabalhador. Essa modalidade mantém a opção de saque-aniversário intacta.
O produto foi chamado de Crédito do Trabalhador, sendo voltado para atender, principalmente, quem trabalha com carteira de trabalho assinada em empresa privada, os chamados CLT.
Como funciona o Crédito do Trabalhador?
- Solicitação digital: O trabalhador pode solicitar o empréstimo por meio da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou diretamente nos aplicativos dos bancos habilitados. A plataforma permite simular valores, prazos e comparar ofertas de diferentes instituições financeiras;
- Desconto em folha: As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, com uma margem consignável de até 35% do salário líquido. Isso significa que até 35% da remuneração mensal pode ser comprometida com o pagamento do empréstimo;
- Taxas de juros reduzidas: Com o uso do FGTS como garantia, as taxas de juros podem ser até 40% menores em comparação com o consignado tradicional. A expectativa é que as taxas anuais fiquem entre 2,5% e 3% ao mês.
Como o FGTS é usado de garantia?
Uma das principais inovações do Crédito do Trabalhador é a possibilidade de utilizar o FGTS como garantia:
- Até 10% do saldo do FGTS: Esse valor pode ser reservado como garantia do empréstimo.
- Até 100% da multa rescisória: Em caso de demissão sem justa causa, o banco pode utilizar até 100% da multa rescisória (40% do saldo do FGTS) para quitar a dívida. Se o saldo do FGTS não for suficiente para cobrir o valor total da dívida, o restante será descontado do novo vínculo empregatício do trabalhador.
Como solicitar o empréstimo do FGTS?
Para solicitar o empréstimo, consulte primeiro uma instituição financeira do seu interesse e faça a simulação. Isso é, o quanto deseja emprestar, quais serão as parcelas descontadas e os juros.
A própria instituição vai verificar o saldo disponível no FGTS, o seu salário mensal, e o tempo que está empregado naquela empresa. Depois dessa consulta e simulação os valores serão liberados na conta daquele banco.