VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Estudantes de medicina de baixa renda têm um novo motivo para celebração. O governo anunciou um apoio financeiro exclusivo para esses alunos. Assim essa ajuda visa oferecer suporte a estudantes que enfrentam dificuldades financeiras durante a graduação. A medida facilita o ingresso e a permanência em um curso que é inegavelmente desafiador e exigente.

(Imagem: Geração/FDR)
O auxílio integra um programa mais amplo. Seu foco é impedir queos estudantes de medicina de baixa renda registrados em programas sociais abandonem seus estudos por problemas financeiros. Espera-se, portanto, que a iniciativa reduza a evasão escolar e o abandono de cursos pelo meio do caminho.
Porém, apenas aqueles matriculados em cursos credenciados pelo Programa Mais Médicos podem se beneficiar.
Quem Tem Direito ao Auxílio?
O novo benefício é destinado a estudantes de medicina que comprovem baixa renda econômica., além disso, é proibilido que o estudante:
- Tenha concluído nenhum outro curso de ensino superior;
- Seja beneficiário do Programa Bolsa Permanência de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com matrícula ativa em curso de medicina de universidades federais;
- Ultrapasse a renda familiar bruta mensal por pessoa de 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 2.277, em 2025.
Como solicitar o auxílio
Os estudantes, já matriculados em cursos de medicina, podem se cadastrar no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). Além disso, devem anexar a documentação que comprove a renda familiar e a matrícula.
Lembrando que para o cadastro é necessário ter uma Conta Gov.br e, além disso, assinar o termo de compromisso, disponibilizado no anexo II da mesma portaria.
De acordo com a Agência Brasil, as próprias instituições farão a seleção dos estudantes beneficiados.
Além disso, é importante estar ciente de que o baixo desempenho dos estudantes pode gerar a suspensão de cursos de medicina, conforme iniciativas recentes do governo.