BC lança opção pra quem tem nome sujo e quer comprar parcelado – Não é cartão de crédito!

SALESóPOLIS, SP — Você está com o nome sujo e precisa parcelar compras, mas não sabe como? O Banco Central (BC) promete regularizar ainda neste mês um tipo de operação voltado a quem não pode usar cartão de crédito ou financiamentos. 

pix
BC lança opção pra quem tem nome sujo e quer comprar parcelado – Não é cartão de crédito! (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O BC vai lançar nos próximos dias a regulamentação do Pix parcelado, uma inovação no mercado financeiro. Ele permite que pessoas façam compras parceladas sem precisar de um cartão de crédito.

Hoje essa opção já existe em alguns bancos, mas a ideia do BC é conseguir padronizar a forma como o Pix parcelado funciona, impedindo cobranças abusivas. 

Essa modalidade amplia as opções de crédito, mas com algumas ressalvas: os custos são elevados e o risco de inadimplência é alto.

Como funciona o Pix Parcelado?

O funcionamento é semelhante ao de um financiamento. O consumidor divide o total da compra em prestações, que são automaticamente debitadas de sua conta em datas específicas.

Essa inovação ajuda quem tem nome sujo a parcelar compras sem precisar passar pela aprovação de crédito tradicional. 

Para quem recebe o PIX caí na hora, como de costume. O que muda é para quem está pagando já que o valor total não é debitado da conta, mas será dividido em parcelas. 

Alguns bancos já usam esse método, mas limitam o valor disponível com base no limite do cartão de crédito

“A chegada do Pix Parcelado representa uma grande oportunidade para democratizar o crédito no Brasil, aumentando o poder de compra dos consumidores e proporcionando mais segurança e liquidez para os lojistas. Com isso, o Banco Central avança na transformação digital dos pagamentos”, afirma José Barletta, diretor técnico da Ingenico, líder global em soluções de aceitação de pagamentos. 

PIX parcelado é a melhor opção?

Depende! Se você enfrenta dificuldades para obter crédito, ou não comprometer o limite do seu cartão, o Pix parcelado pode ser uma alternativa prática.

Contudo, é fundamental estar atento às taxas e garantir que as parcelas se encaixam no seu orçamento. 

Para o lojista está deve ser uma opção mais vantajosa, o motivo é que diferente do pagamentos em cartão de crédito não vai haver cobrança de taxa para quem recebe e o dinheiro caí na hora. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com