O segredo por trás da escolha da rainha de bateria (não é só samba)

SALESóPOLIS, SP — A rainha de bateria encanta e energiza o público durante os desfiles das escolas de samba. No entanto, a escolha dessa figura icônica transcende o simples samba no pé. Neste artigo, desvendamos os segredos por trás do processo de seleção que, na verdade, é muito comercial.

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O segredo por trás da escolha da rainha de bateria (não é só samba)
(Foto: Divulgação/Instagram)

A escolha de uma rainha de bateria vai além de seu talento em sambar. Fatores como carisma, popularidade e engajamento social são cruciais.

Além disso, a escolhida deve personificar a identidade da escola, mantendo um ótimo relacionamento com os integrantes, em especial os ritmistas.

Qual a importância da rainha de bateria para o carnaval?

A rainha de bateria é, sem dúvida, um dos destaques do carnaval. Ela não apenas motiva a bateria, mas também encanta o público com sua energia vibrante e simpatia contagiante.

Sua presença marcante causa um poderoso impacto visual e midiático, essencial para o sucesso do desfile. Muitas escolas selecionam personalidades famosas para atrair maior atenção da mídia.

Além disso, a rainha de bateria compõe a comissão de frente da escola de samba durante o desfile, sendo esta categoria uma das que são avaliadas pelos jurados durante a competição. Logo, uma boa “presença de palco” influenciam na decisão dos técnicos.

As rainhas de bateria precisam pagar?

Curiosamente, algumas rainhas pagam para ter o privilégio de desfilar. Essa prática, mesmo surpreendente, é vista como um investimento pessoal e publicitário. Em alguns casos, o apoio financeiro das rainhas ajuda a cobrir os altos custos dos desfiles.

De acordo com Léo Dias, uma rainha pode chegar a pagar R$ 500 mil à escola para conseguir a vaga. Logo, a escolha da rainha de bateria é uma decisão estratégica que vai muito além de suas habilidades de dança, mas tem uma relação comercial. 

Um exemplo recente é da influenciadora, empresária e apresentadora Virginia Fonseca que foi consagrada como rainha de bateria da Grande Rio.

Embora muitas pessoas tenham criticado a escolha, já que Virginia não tem história de sambista, a presença da influencer nessa posição tem grande cunho comercial e marqueteiro.

Com mais de 53 milhões de seguidores no Instagram a promessa é de que ela traga mais visibilidade para a Grande Rio, e consequentemente ajude a escola a aumentar os seus relacionamentos comerciais, com mais patrocínio e mais dinheiro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com