SALESóPOLIS, SP — A rainha de bateria encanta e energiza o público durante os desfiles das escolas de samba. No entanto, a escolha dessa figura icônica transcende o simples samba no pé. Neste artigo, desvendamos os segredos por trás do processo de seleção que, na verdade, é muito comercial.
(Foto: Divulgação/Instagram)
A escolha de uma rainha de bateria vai além de seu talento em sambar. Fatores como carisma, popularidade e engajamento social são cruciais.
Além disso, a escolhida deve personificar a identidade da escola, mantendo um ótimo relacionamento com os integrantes, em especial os ritmistas.
Qual a importância da rainha de bateria para o carnaval?
A rainha de bateria é, sem dúvida, um dos destaques do carnaval. Ela não apenas motiva a bateria, mas também encanta o público com sua energia vibrante e simpatia contagiante.
Sua presença marcante causa um poderoso impacto visual e midiático, essencial para o sucesso do desfile. Muitas escolas selecionam personalidades famosas para atrair maior atenção da mídia.
Além disso, a rainha de bateria compõe a comissão de frente da escola de samba durante o desfile, sendo esta categoria uma das que são avaliadas pelos jurados durante a competição. Logo, uma boa “presença de palco” influenciam na decisão dos técnicos.
As rainhas de bateria precisam pagar?
Curiosamente, algumas rainhas pagam para ter o privilégio de desfilar. Essa prática, mesmo surpreendente, é vista como um investimento pessoal e publicitário. Em alguns casos, o apoio financeiro das rainhas ajuda a cobrir os altos custos dos desfiles.
De acordo com Léo Dias, uma rainha pode chegar a pagar R$ 500 mil à escola para conseguir a vaga. Logo, a escolha da rainha de bateria é uma decisão estratégica que vai muito além de suas habilidades de dança, mas tem uma relação comercial.
Um exemplo recente é da influenciadora, empresária e apresentadora Virginia Fonseca que foi consagrada como rainha de bateria da Grande Rio.
Embora muitas pessoas tenham criticado a escolha, já que Virginia não tem história de sambista, a presença da influencer nessa posição tem grande cunho comercial e marqueteiro.
Com mais de 53 milhões de seguidores no Instagram a promessa é de que ela traga mais visibilidade para a Grande Rio, e consequentemente ajude a escola a aumentar os seus relacionamentos comerciais, com mais patrocínio e mais dinheiro.