3 técnicas para tirar fotos como profissionais com o smartphone

Fotografar bem não exige uma câmera cara. Afinal, com técnicas simples, você consegue tirar fotos como profissionais usando apenas o smartphone.

O segredo, antes de tudo, está em dominar a luz, o enquadramento e os recursos manuais disponíveis no aparelho.

1. Aposte na luz natural

Como falamos inicialmente, a iluminação é a chave para uma boa foto.

Então, prefira sempre ambientes claros, aproveitando janelas e áreas externas.

Evite o flash do celular, que pode achatar a imagem. Se quiser um efeito mais artístico, fotografe durante a hora dourada (amanhecer ou entardecer. Neste momento, a luz é suave e os tons são quentes.

2. Use a composição a seu favor

Na próxima vez que for tirar uma foto, experimente não colocar tudo no centro.

Nas configurações da grade do celular, aplique a regra dos terços, posicionando o objeto principal nas interseções (mais para direita ou esquerda). Você pode aproveitar, aliás, linhas de ruas, cercas ou paredes para guiar o olhar.

Um rapaz fotografa uma xícara usando técnicas para deixar sua fotos profissionais
─ Imagem: Geração/FDR

Outra técnica poderosa é o espaço negativo, que cria elegância ao destacar o objeto em meio a um fundo limpo.

3. Ajuste os recursos da câmera

Antes de clicar, toque na tela para focar no ponto certo. Desse modo, você vai ajustar a exposição manualmente para clarear ou escurecer a cena.

Explore o modo retrato para criar profundidade ou o modo Pro, que permite controlar ISO e balanço de branco. Logo após a captura, edite de forma sutil brilho, contraste e saturação para valorizar a foto sem perder naturalidade.

Em resumo, com luz bem aproveitada, enquadramento inteligente e ajustes manuais, seu smartphone pode tirar fotos como profissionais.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.