Antes do verão: quando começa a primavera 2025 no Brasil?

A primavera, sem dúvida, é uma das estações mais aguardadas pelos brasileiros, marcada por dias mais longos, aumento das temperaturas e floração intensa.

Em 2025, a estação começa oficialmente em 22 de setembro, às 15h19, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ela seguirá até 21 de dezembro, às 12h03, quando o verão tem início.

O que muda com a chegada da primavera?

A transição do inverno para a primavera traz alterações perceptíveis no dia a dia.

As temperaturas, por exemplo, aumentam gradualmente. Os dias ficam mais longos e a umidade relativa do ar tende a se elevar, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Outro destaque é a retomada das chuvas. Logo após o período de estiagem, que atinge regiões do interior do Brasil, a primavera marca o retorno das pancadas de chuva típicas das tardes.

Essa mudança é fundamental para a agricultura e para o abastecimento de reservatórios, afetando diretamente o setor energético.

Uma mulher seguira um girassol cobrindo seu rosto, representando a Primavera
Primavera ─ Imagem: Reprodução

Quais são as características da primavera no Brasil?

  • Floração: árvores e jardins exibem flores típicas, como ipês e manacás.
  • Chuvas irregulares: pancadas fortes no fim da tarde são comuns.
  • Temperaturas amenas: apesar da elevação, ainda não atingem os picos do verão.
  • Transição climática: oscilação de dias frios e quentes pode ocorrer, principalmente em setembro.

Esses fatores, portanto, tornam a estação atrativa para turismo, eventos ao ar livre e atividades em contato com a natureza.

A primavera de 2025 começa no dia 22 de setembro, às 15h19, e segue até 21 de dezembro.

Além da beleza das flores, a estação é marcada por aumento das chuvas e temperaturas mais agradáveis, preparando o terreno para a chegada do verão.

Para os brasileiros, é também um período de renovação e energia, ideal para aproveitar os dias mais longos e planejar viagens e celebrações.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.