SALESóPOLIS, SP — Nos últimos dias, o “careca do INSS” emergiu como uma figura notória nos noticiários. Mas quem é ele e por que está sob os holofotes? Segundo um relatório da Polícia Federal, o personagem está ligado a movimentações suspeitas de R$ 124 milhões ao longo de poucos meses.

(Foto: Reprodução)
O “Careca do INSS” é, na verdade, Antônio Carlos Camilo Antunes empresário e lobista apontado como um dos principais responsáveis pelo esquema de fraudes massivas contra o Instituto Nacional do Seguro Social.
Suspeito de se aproveitar de brechas no sistema, ele teria desviado recursos, prejudicando milhares de beneficiários ao debitar de suas contas valores destinados a associações representativas sem autorização desses idosos.
O que o careca do INSS fez?
- Antunes movimentou milhões de reais por meio de suas empresas, que atuavam como intermediárias financeiras para associações de aposentados.
- Essas empresas teriam recebido valores significativos de diversas associações e, em seguida, repassado parte desse dinheiro a servidores do INSS e pessoas ligadas à cúpula do órgão.
- A fraude envolvia descontos indevidos em benefícios de milhares de segurados, gerando um prejuízo bilionário.
- A PF apreendeu bens de luxo, incluindo uma frota de carros de alto valor, na residência de Antunes em Brasília.
CPMI do INSS ouve o careca e seus aliados
Após a sua prisão em setembro deste ano, o “Careca do INSS” foi convocado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. No entanto, ele desistiu de comparecer, o que levou a comissão a convocar seus familiares e sócios.