Uso de caminhão elétrico da BYD para coleta de lixo gera debate nas redes sociais

Em Ponta Grossa (PR), a coleta de resíduos orgânicos ganhou um aliado tecnológico. Desde 2021, o caminhão elétrico BYD eT8, também conhecido como ETH8, atua em parceria com a Ponta Grossa Ambiental. Ele ajuda no transporte diário de lixo para a Usina de Tratamento Biológico (UTB).

O veículo funciona 100% a bateria e promete reduzir emissões e ruídos em áreas urbanas.

O modelo apresenta potência de 180 kW (cerca de 245 cv) e variação no torque divulgado: 450 Nm na ficha internacional e cerca de 1.500 Nm em materiais técnicos usados no Brasil.

Essa diferença está ligada ao ponto de medição — torque direto do motor ou após a redução mecânica.

Bateria e autonomia que chamam a atenção

Outro ponto de destaque, sem dúvida, é a capacidade da bateria.

Conforme a configuração, o caminhão pode carregar de 217 kWh a 255 kWh, garantindo uma autonomia estimada entre 200 e 250 km por ciclo de serviço.

Para uma operação de coleta urbana, onde o trajeto é previsível e concentrado, essa autonomia costuma atender bem à rotina diária.

Além da eficiência energética, o destino dos resíduos recolhidos também reforça o caráter sustentável. Afinal, os orgânicos seguem para geração de biogás, fechando um ciclo ambiental positivo.

Como está o debate nas redes sociais sobre o o uso do BYD eT8?

A iniciativa, no entanto, não passou despercebida pelos internautas. Nas redes sociais, surgiram discussões sobre os custos de aquisição de um caminhão elétrico em comparação com modelos a diesel.

Críticos apontam que o investimento inicial ainda é alto, enquanto defensores destacam a economia em manutenção e combustível ao longo do tempo.

Muitos usuários elogiaram a proposta, afirmando que se trata de um exemplo de como prefeituras podem adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

BYD ET8 - Caminhão de coleta estacionado
BYD ET8 ─ Imagem: Reprodução/BYD

Outros lembraram que a expansão de projetos semelhantes depende de incentivos fiscais e infraestrutura de recarga em escala nacional.

Ponta Grossa coloca sustentabilidade em pauta com BYD eT8

O caso de Ponta Grossa mostra que caminhões elétricos podem ser uma solução real para serviços urbanos. Claro, desde que inseridos em políticas públicas consistentes.

O eT8 da BYD já se tornou um símbolo do debate sobre sustentabilidade, custo-benefício e inovação no setor de transporte pesado no Brasil.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.