Natura (NATU3) dispara 16,46% após anúncio de venda da Avon Internacional

As ações da Natura (NATU3) fecharam a quinta-feira (18) com alta de 16,46%, cotadas a R$ 10,33.

O movimento foi impulsionado pela notícia de que a companhia assinou acordo vinculante para vender a Avon Internacional à gestora Regent.

A transação, aguardada há meses pelo mercado, foi recebida como sinal de simplificação da estrutura do grupo e alívio de riscos.

Uma vez que a operação da Avon fora da América Latina vinha pressionando os resultados da companhia.

Sobre a venda da Avon Internacional

O acordo prevê a transferência da Avon International por um valor simbólico inicial de £1 libra.

Contudo, tem a possibilidade de pagamentos contingentes de até £60 milhões, dependendo do cumprimento de metas e eventos de liquidez futuros.

Vale lembrar que a operação não inclui a Avon Rússia, ainda sob responsabilidade da Natura. Essa exclusão mantém parte da exposição a riscos, mas já representa um passo importante para o grupo reduzir sua complexidade.

Além disso, dias antes, a Natura já havia anunciado a venda da Avon CARD. Esta é a operação de crédito na América Central e República Dominicana, reforçando a estratégia de enxugamento.

Qual foi a reação do mercado e o que vem agora?

Analistas destacaram que a venda da Avon Internacional foi positivamente precificada pelo mercado. Afinal, reduz a pressão sobre o caixa e aumenta a previsibilidade dos resultados.

O desinvestimento também dá mais fôlego para que a Natura concentre esforços em suas marcas mais rentáveis na América Latina.

No entanto, há pontos de atenção:

Natura em alta no painel de ações da B3
Natura (NATU3) ─ Imagem: Geração/FDR
  • os valores adicionais dependem do desempenho futuro da Avon;
  • a receita consolidada ainda apresentou recuo em reais no último trimestre;
  • a empresa segue exposta a um cenário macroeconômico desafiador para o consumo.

Mesmo com essas ressalvas, a forte alta desta quinta-feira foi um reflexo do alívio de risco e da confiança renovada dos investidores de que a Natura pode retomar crescimento de forma sustentável.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.