SALESóPOLIS, SP — O 13º salário é um esperado benefício dos trabalhadores brasileiros. Mas será possível antecipá-lo para outubro? Vamos desvendar essas possibilidades e aprender como agir dentro da lei.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O 13º salário, ou gratificação natalina, é pago em duas partes: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Muitos se perguntam se há uma forma de adiantar esse pagamento, especialmente em tempos de necessidade.
A lei permite a antecipação do 13º salário?
Antecipar o 13º salário é possível, mas vai depender do empregador. As leis trabalhistas permitem o adiantamento se houver consenso. Em outras palavras, empregador e empregado precisam concordar.
Prefeituras, governos estaduais e o próprio governo federal costuma liberar esse adiantamento. Por exemplo, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam as duas partes em abril e maio.
Brechas legais para antecipar o 13º Salário
- Acordo coletivo: Sindicatos podem negociar para que o pagamento ocorra antecipadamente;
- Interessa da empresa: O próprio empregador pode, por conta própria, optar por liberar o benefício antes de novembro;
- Demissão sem justa causa: Quem foi demitido sem justa causa recebe o 13º salário proporcional ao período trabalhado no ano junto com as verbas rescisórias.
Benefícios de antecipar o 13º Salário
- Melhoria Financeira: Auxilia no equilíbrio das finanças pessoais.
- Planejamento Prévio: Ajuda no planejamento de compras e controle de dívidas.
- Incentivo Extra: Funciona como motivação para os funcionários.
Antecipação do 13º salário por empréstimo
Antecipar o 13º salário pode ser um alívio financeiro significativo. Diante disso, umas das opções é fazer o adiantamento de forma privada por meio do banco onde recebe seu salário.
- Procure o banco (App ou agência) e acesse a opção “Empréstimo”;
- Selecione “Antecipação do 13º salário”;
- Faça a simulação que vai mostrar quanto pode ser emprestado e a taxa de juros;
- O dinheiro caí em até 1 dia útil;
- O pagamento é feito com o 13º salário, sendo que quando o empregador depositar essa quantia o banco vai debitar para pagamento do empréstimo.