13º salário: É possível antecipar para outubro? Veja como as brechas na lei podem te ajudar!

SALESóPOLIS, SP — O 13º salário é um esperado benefício dos trabalhadores brasileiros. Mas será possível antecipá-lo para outubro? Vamos desvendar essas possibilidades e aprender como agir dentro da lei.

13º salário
13º salário: É possível antecipar para outubro? Veja como as brechas na lei podem te ajudar!
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O 13º salário, ou gratificação natalina, é pago em duas partes: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Muitos se perguntam se há uma forma de adiantar esse pagamento, especialmente em tempos de necessidade.

A lei permite a antecipação do 13º salário? 

Antecipar o 13º salário é possível, mas vai depender do empregador. As leis trabalhistas permitem o adiantamento se houver consenso. Em outras palavras, empregador e empregado precisam concordar. 

Prefeituras, governos estaduais e o próprio governo federal costuma liberar esse adiantamento. Por exemplo, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam as duas partes em abril e maio. 

Brechas legais para antecipar o 13º Salário

  • Acordo coletivo: Sindicatos podem negociar para que o pagamento ocorra antecipadamente;
  • Interessa da empresa: O próprio empregador pode, por conta própria, optar por liberar o benefício antes de novembro; 
  • Demissão sem justa causa: Quem foi demitido sem justa causa recebe o 13º salário proporcional ao período trabalhado no ano junto com as verbas rescisórias

Benefícios de antecipar o 13º Salário

  • Melhoria Financeira: Auxilia no equilíbrio das finanças pessoais.
  • Planejamento Prévio: Ajuda no planejamento de compras e controle de dívidas.
  • Incentivo Extra: Funciona como motivação para os funcionários.

Antecipação do 13º salário por empréstimo

Antecipar o 13º salário pode ser um alívio financeiro significativo. Diante disso, umas das opções é fazer o adiantamento de forma privada por meio do banco onde recebe seu salário. 

  • Procure o banco (App ou agência) e acesse a opção “Empréstimo”;
  • Selecione “Antecipação do 13º salário”;
  • Faça a simulação que vai mostrar quanto pode ser emprestado e a taxa de juros;
  • O dinheiro caí em até 1 dia útil;
  • O pagamento é feito com o 13º salário, sendo que quando o empregador depositar essa quantia o banco vai debitar para pagamento do empréstimo. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com