Empréstimo ou cartão de crédito: você sabe qual escolher?

O uso de crédito faz parte do dia a dia dos brasileiros, mas a dúvida sempre aparece: é melhor usar o cartão de crédito ou contratar um empréstimo pessoal?

De fato, ambos oferecem acesso rápido a dinheiro. Contudo, cada um tem custos e finalidades diferentes.

Entender essas diferenças é essencial para evitar dívidas desnecessárias e escolher a melhor opção para sua realidade financeira.

Quando usar o cartão de crédito?

O cartão é indicado para compras do dia a dia e emergências, desde que a fatura seja paga em dia. Suas principais vantagens são:

Porém, é preciso cuidado. O rotativo do cartão tem uma das maiores taxas do mercado, superando 300% ao ano. Se a fatura não for paga integralmente, a dívida cresce rapidamente.

Em quais situações o empréstimo é melhor?

O empréstimo pessoal costuma ter juros mais baixos que os do cartão, além de permitir prazos maiores. Por isso, é ideal para:

  • Quitar dívidas caras, como o próprio cartão de crédito.
  • Financiar projetos específicos, como reformas ou estudos.
  • Obter valores mais altos de forma estruturada, com parcelas fixas.

A desvantagem é que compromete a renda por meses ou anos. Além disso, a aprovação depende da análise de crédito do banco ou fintech.

Comparação rápida

Aspecto Cartão de crédito Empréstimo pessoal
Objetivo Compras e emergências Projetos maiores, quitar dívidas
Taxa de juros Muito alta no rotativo Mais baixa, mas variável
Prazo Curto, fatura mensal Médio e longo prazo
Valor Limitado ao limite do cartão Pode ser maior

O cartão de crédito pode ser um aliado quando usado com disciplina, principalmente para aproveitar parcelamentos e benefícios.

Já o empréstimo é mais indicado para quem precisa de valores maiores e prazos definidos, ou deseja organizar dívidas caras.

Por fim, a escolha depende do seu objetivo — mas em ambos os casos, o segredo está no planejamento financeiro.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.