VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Educação (MEC) deu um passo importante para expandir a educação no Brasil ao autorizar 456 cursos superiores semipresenciais. Esta iniciativa amplia o acesso ao ensino superior, oferecendo alternativas flexíveis para aqueles que buscam qualificação profissional.

Os cursos superiores semipresenciais combinam aulas presenciais e online, proporcionando o melhor dos dois mundos. Assim, os alunos podem realizar atividades práticas no campus e estudar à distância, o que permite que adaptem os estudos às suas rotinas.
A lista tem principalmente cursos de licenciatura, ou seja, de formação de professores. Pelas novas regras essas formações semipresenciais devem ter, pelo menos, 30% de atividade presencial, ou seja, as instituições devem garantir o cumprimento desta determinação. Diferene, por exemplo, dos cursos EAD, onde todas as atividades são virtuais.
Cursos semipresenciais
Novas regras:
- Em maio deste ano, o Decreto Presidencial nº 12.456/2025 estabeleceu a Nova Política de Educação a Distância (EAD).
- Esse decreto determinou que os cursos de graduação devem ser organizados em três formatos: presencial, semipresencial e a distância.
Requisitos para os formatos de cursos:
- Todos os cursos (presenciais, semipresenciais e a distância) devem ter a mesma duração (carga horária).
- Os cursos semipresenciais precisam atender a dois requisitos específicos:
- Então serão 30% das atividades devem ser presenciais.
- Sendo 20% devem ser atividades virtuais ao vivo (síncronas).
Realização das atividades:
- As atividades presenciais para os cursos semipresenciais e a distância devem ocorrer em:
- Sede da instituição.
- Polos EAD.
- Ambientes profissionais adequados, sempre sob supervisão acadêmica.
Exceções:
- Os cursos de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia devem ser oferecidos exclusivamente no formato presencial.
- Assim esses cursos não podem ser ofertados na modalidade EAD ou semipresencial.
Por que Escolher um Curso Semipresencial?
- Flexibilidade: Oferece liberdade para organizar horários de estudo, ideal para quem trabalha ou tem outros compromissos.
- Custo-benefício: Geralmente, esses cursos são mais econômicos que os totalmente presenciais, devido à redução de deslocamentos.
- Qualidade: Todos os cursos autorizados pelo MEC passam por avaliações rigorosas para garantir a qualidade do ensino.
Confira a lista completa na Portaria nº 605/2025.
Além disso, fique atento ao calendário da Fatec para maximizar suas oportunidades educacionais. Explore essas oportunidades e garanta um futuro promissor.