Qual idade mínima para fazer inscrição no CadÚnico? Governo limita aceitação de novas famílias

SALESóPOLIS, SP — A inscrição no CadÚnico (Cadastro Único dos Programas do Governo) é fundamental para famílias que desejam acessar programas sociais de âmbito municipal, estadual e federal. No entanto, a aceitação de novas famílias fica limitada a idade do responsável.

cadastro único
Qual idade mínima para fazer inscrição no CadÚnico? Governo limita aceitação de novas famílias (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Com quantos anos pode fazer a inscrição no CadÚnico?

Para se inscrever no Cadastro Único uma pessoa da família, chamada de responsável familiar, deve realizar o registro por todos.

Esse responsável precisa ter pelo menos 16 anos de idade. Além disso, deve apresentar documentos de identificação de todos os membros, como CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência.

Por exemplo, uma menina de 15 anos que foi morar com o namorado em outra casa não pode fazer a inscrição da sua família no Cadastro Único, isso porque o processo é aceito apenas para maiores de 16 anos. Mas, se o seu companheiro tiver acima dessa idade é permitido. 

Onde fazer a inscrição no CadÚnico?

A inscrição no CadÚnico acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais. Algumas cidades oferecem agendamento online, agilizando o atendimento. Caso contrário será preciso comparecer pessoalmente para as primeiras informações. 

No dia e hora marcada compareça ao CRAS com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto (RG ou CPF) do responsável pela família
  • Certidão de nascimento ou casamento dos membros da família
  • Comprovante de residência atualizado

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

O responsável familiar deve ter mais de 16 anos e apresentar condições econômicas alinhadas aos critérios governamentais que é de no máximo meio salário mínimo por pessoa.

A inscrição é o primeiro passo e não garante o acesso imediato aos benefícios, mas possibilita a avaliação e eventual aprovação nos programas sociais.

A inscrição no CadÚnico traça o perfil socioeconômico das famílias brasileiras, assegurando que aquelas necessitadas recebam assistência adequada e organizada. É essencial que as famílias cumpram as exigências do Governo Federal para participar efetivamente.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com