Você sabia? Cadastro Único precisa ser atualizado NESSAS situações

SALESóPOLIS, SP — Cadastro Único é crucial para que famílias de baixa renda sejam incluídas em programas sociais do governo. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando atualizar as informações para garantir que os pagamentos continuem sendo feitos.

cadúnico
Você sabia? Cadastro Único precisa ser atualizado NESSAS situações
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Manter o Cadastro Único em dia é crucial. Ele permite que o governo identifique quem realmente necessita de assistência. Atualizar os dados evita que o beneficiário perca oportunidades de inclusão em novos programas sociais.

Quando você deve atualizar o Cadastro Único?

Existem duas situações obrigatórias para a atualização do Cadastro Único e que são monitoradas pelo governo federal:

  1. Obrigatoriamente a cada dois anos, mesmo que nada tenha mudado nos dados da família;
  2. A qualquer tempo se alguma informação sobre a família tiver mudado, por exemplo, troca de endereço, de escola, de renda, entrada ou saída de alguma pessoa da casa.

Quais são as situações que exigem atualização do Cadastro Único?

  • Mudança de endereço: Quando a família muda de residência, é necessário atualizar o endereço no Cadastro Único.
  • Alteração na composição familiar: Inclui nascimento de um novo membro ou saída de alguém do núcleo familiar.
  • Mudança de renda: Qualquer alteração significativa na renda familiar deve ser registrada.

Como fazer a atualização do Cadastro Único?

Faça a atualização do Cadastro Único visitando o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Leve documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Não é possível passar pelo processo de maneira remota, quer dizer, de forma online. É que o responsável pela família vai precisar responder a um questionário socioeconômico com todas as informações sobre os dados do seu grupo familiar.

No entanto, é possível consultar a situação do seu cadastro pelo site do Ministério da Cidadania ou pelo app Meu CadÚnico, verificando se existe alguma pendência em seu nome.

Manter o Cadastro Único atualizado garante que as famílias continuem recebendo apoio e fiquem aptas a novas oportunidades do governo. Portanto, fique atento às situações que exigem sua atualização.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com