A preparação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, no Brasil, ganhou um novo passo nesta sexta-feira (12).
Afinal, o governo federal anunciou a criação de um comitê coordenado pelo Ministério do Esporte. A sua finalidade será centralizar as ações de planejamento e execução do torneio, que será o maior evento do futebol feminino do país.
Como será a organização da Copa do Mundo de 2027?
O novo Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino (CGCOPA 2027) será responsável por articular 23 órgãos da administração pública federal. Entre eles estão os Ministérios da :
- Fazenda;
- Saúde;
- Educação;
- Turismo;
- Igualdade Racial,;
- Mulheres;
- Justiça;
- Segurança Pública.
A ideia, portanto, é garantir o planejamento de áreas estratégicas como infraestrutura, transporte, segurança, turismo e inclusão social. Isso, claro, de forma totalmente integrada.
Além disso, hoje houve a definição do Grupo Executivo da Copa (GECOPA 2027). Ao todo são nove ministérios, que atuará na execução prática das ações.
Ambos, inclusive, terão suas atividades coordenadas pela Secretaria-Executiva do Ministério do Esporte.
Transparência, prazos e impacto social
As reuniões do comitê serão ordinárias a cada seis meses, mas podem ocorrer de forma extraordinária se houver necessidade.
Também poderão ser abertas câmaras temáticas temporárias, responsáveis por temas específicos, como mobilidade urbana e comunicação, por exemplo.
Os dois colegiados terão duração inicial de dois anos, com possibilidade de prorrogação. A participação, entretanto, será considerada serviço público relevante, sem remuneração.

Todas as deliberações deverão ser publicadas em órgãos oficiais e disponibilizadas na internet, garantindo transparência no processo.
O governo destaca que este modelo de gestão visa entregar mais do que uma Copa do Mundo organizada. Assim, há uma busca também por deixar legados sociais, culturais e esportivos para o Brasil.
Essa será a primeira vez que a América Latina receberá o torneio, reforçando o papel do país como protagonista no esporte feminino.