O que é comércio agêntico? Nova tendência do e-commerce que já movimenta trilhões

O comércio agêntico é uma das maiores inovações do e-commerce atual.

Isso porque, neste modelo, agentes de inteligência artificial realizam compras em nome de pessoas ou empresas.

O consumidor define critérios como preço, prazo de entrega ou especificações, e a IA finaliza a compra de forma autônoma.

A tendência já movimenta bilhões e pode ultrapassar US$ 1,7 trilhão até 2030, segundo estimativas globais.

Como funciona o comércio agêntico?

No comércio agêntico, o consumidor apenas informa ao agente de IA quais requisitos deseja em um produto.

A partir dos parâmetros, o sistema analisa diferentes opções no mercado, compara preços, condições e finaliza a transação automaticamente.

A experiência elimina a necessidade de acessar sites, pesquisar manualmente ou preencher dados de pagamento repetidamente.

Além disso, a IA é capaz de tomar decisões objetivas, sem influência de anúncios chamativos ou design de páginas. Ou seja, traz mais praticidade e menos tempo gasto com escolhas rotineiras.

Quais são as vantagens e desafios nesse momento?

As principais vantagens para os consumidores são:

Uma mulher usando o celular para fazer compras com o comércio agêntico
Comércio agêntico ─ Imagem: Geração/FDR
  • Rapidez nas compras.
  • Redução de erros ao seguir critérios pré-definidos.
  • Economia de tempo com decisões automatizadas.
  • Comparação imparcial de diferentes ofertas.

Porém, o comércio agêntico também traz desafios. O maior deles é a segurança.

Como agentes de IA legítimos e bots maliciosos podem ter comportamentos semelhantes, varejistas correm risco de confundir transações reais com fraudes.

Isso pode gerar bloqueio de compras legítimas ou, pior, permitir fraudes sofisticadas habilitadas por IA.

Como evitar fraudes no comércio agêntico?

Especialistas defendem novas práticas de segurança, como o conceito Know Your Agent (KYA) — semelhante ao tradicional “Conheça seu Cliente”. O objetivo é identificar se o agente que realiza a compra é confiável.

Além disso, lojistas precisam usar múltiplos sinais de risco, como dados de localização, histórico de cliente, velocidade de uso do cartão e autenticação reforçada.

Soluções baseadas em machine learning também são fundamentais, já que conseguem aprender padrões e se adaptar rapidamente a novos tipos de agentes.

Este é o futuro do e-commerce?

O comércio agêntico ainda está em desenvolvimento, mas já é visto como um dos pilares do futuro das vendas digitais.

A previsão, no entanto, é que, nos próximos anos, grande parte das transações online seja intermediada por IA.

Para os consumidores, significa conveniência inédita. Já para os lojistas, representa tanto uma oportunidade de aumentar vendas quanto a necessidade de reforçar sistemas antifraude.

E no artigo da WordPay você tem um panorama ainda mais detalhado do crescimento do comércio agêntico e sua revolução ao redor do mundo.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.